Atualizações

Boa tarde, a funcionária que era responsável pelo tainacan do MAV aposentou e o novo funcionário de TI que ajuda no suporte está em dúvida se pode fazer atualizações (temos indicação de 15 para fazer) sem comprometer o nosso acervo.

Segue abaixo a dúvida dele:

“A questão é que o ambiente wordpress está desatualizado e precisamos atualizar.
o Tainakan está na versão 0.20.7 e o Wordpress versão 6.5.3
Podemos atualizar via interface do wordpress ou poderemos encontrar problemas?”

Como posso responder e orientar o funcionário?

Atenciosamente,

Betânia

Olá @Betania, tudo bem?

Atualizações devem ser feitas sim de tempos em tempos, em especial por questão de segurança. Entretanto não dá pra afirmar que não serão encontrados problemas, ainda mais com tanto tempo tendo passado (cerca de 2 anos a julgar pelos números das versões).

Cuidar da manutenção de um site, se utilizado e alimentado no dia a dia é uma missão que envolve acompanhar o que cada nova versão trás, seja do WordPress seja do Tainacan. Em geral, atualizações de versões x1.y1.z1 para x1.y2.z2 costumam poder ser feitas com menos risco porque não são de introduzir grandes transformações. Já para novas versões como estas que trouxemos na versão 1.0, é bom sim dar uma lida no que há de novo, porque trazemos mudanças radicais na interface, por exemplo.

Eu não posso falar pelos outros plugins mas chuto que com o uso do seu WordPress e do Tainacan não haverá nada de fato quebrante. Porém neste tipo de cenário, onde uma coisa pode depender da outra é sempre bom deixar tudo atualizado, não só uma coisa ou outra. Por exemplo, se atualizar o Tainacan, não pode deixar de atualizar o tema Tainacan Interface.

Complementando, embora eu não ache que vá ter algum problema, minha recomendação é estabelecer uma rotina de backups e testes para executar estas atualizações com mais frequência.