Estou tentando importar itens para minha coleção usando a funcionalidade de importação via CSV, mas estou tendo dificuldades com os documentos.
Meu objetivo é importar vários registros, cada um com um PDF anexado, que já estão na biblioteca de mídia.
Ele importa os metadados corretamente, mas não puxa os arquivos PDF. Não aparece nenhum arquivo de registro de erros. Somente o arquivo de registro que está assim:
Aqui está o arquivo cvs:
Atos2013teste (11).csv (2,1,KB)
Obrigada!!!
1 Like
Olá @mariliaaf tudo bem?
Vamos dar uma olhada… Pegando do arquivo que você nos enviou, um exemplo de linha de configuração do special_document
está assim:
url:carlos01.sites.homologa.unb.br//wp-content/uploads/Atos_DAF/ato_1.pdf
Conforme dito na documentação sobre importação, o url:
ali aponta que você está tentando definir um documento “Tipo URL”. Este tipo mostra apenas a URL definida ou algum link auto-incorporável como links do YouTube. No caso como você não passa uma url completa acho que nem tenta auto-incoporar.
Mas no seu caso o que você quer é definir o arquivo em si como o documento né? Neste caso você deveria usar file:
para dizer que o tipo do documento será “Arquivo”. Aí sim você pode passar um link para o local no seu servidor onde o arquivo estará antes da importação. Sobre os valores que estão lá hj, tenho duas observações, mas não tnho certeza se elas serão causa de algum erro, vale testar uma vez modificado o tipo para file:
.
A primeira é que está estranho este //
antes de wp-content
, não seria uma só /
?
A segunda é que, se o caminho que você está apontando é um caminho absoluto para o link onde o arquivo está, ele provavelmente deve começar com https://
. Se for um caminho relativo, não se esqueça de configurar no campo do formulário de importação, ok?
Por fim uma última observação, visto que seus PDFs estão vindo diretamente da pasta de uploads do WordPress, não se esqueça de removê-los após a importação funcionar, visto que ali eles não terão a mesma camada de proteção que terão nas cópias geradas dentro das pastas do Tainacan (onde se um item for privado, por exemplo, o acesso ao arquivo também será bloqueado)
2 Likes
Segue o arquivo ajustado a partir dos comentários do @mateus.m.luna
Atos2013teste (11)_corrigido.csv (2,1,KB)
1 Like
Olá,
Eu esqueci de falar que já tinha tentado com file: também. Fiz a importação com o arquivo corrigido, mas não foi da mesma forma. Só importa os metadados. Já tentei de todas as maneiras possíveis, já li a documentação do tainacan. Fiz o teste em outra instalação, que está em outro servidor e deu certo. Mas nessa específica não funciona.
Obrigada.
@mariliaaf mas com o file e as URLs corrigidas ele não aponta nenhuma mensagem em um log de erros?
Pode dar uma olhadinha na tela de Diagnóstico do Sistema pra ver se lá aponta algo? Você consegue fazer o envio manual dos arquivos para os Itens pela galeria de mídia?
Oi @mateus.m.luna
Não gera nenhum log de erros. Aparece o tique verde e somente log de registro.
Sim, consigo subir manualmente pela biblioteca de mídias normal. E se subir item a item, também consigo subir o arquivo normalmente.
Segue a tela do diagnóstico do sistema:
A tela do log:
Obrigada!
@vnmedeiros alguma ideia do que mais poderíamos investigar aqui? Estou sem palpites 
@mariliaaf seguimos matutando aqui tentando imaginar o que pode ser. O Vinícius comentou comigo que às vezes alguns servidores podem ter regras que atrapalham um “auto-referenciamento” de URLs. Como no seu caso a importação está funcionando quando você usa outro servidor fiquei pensando se não poderia ser isso. Para investigarmos, você poderia:
- Enviar alguns PDFs para o Servidor de funciona, se quiser pode mandar pra galeria de mídia do WordPress mesmo.
- Pegar as URLs destes PDFs enviados (dos arquivos, não da página de anexo) e colocar no seu CSV.
- Re-tentar a importação deles no servidor que não funciona.
Veja se isso causa algum resultado diferente, ok?
Oi @mateus.m.luna,
Vou tentar. Mas eu consegui fazer a importação usando a URL. Colocando url: em special document do CSV, com as urls dos PDFs que eu havia subido para a biblioteca de mídia. Nas configurações da coleção em Opções do formulário de edição de item eu habilitei URL, que não estava. Assim, consegui fazer a importação de 472 itens e funcionou.
Se eu coloco file: no csv, não importa, somente os metadados.
Outro problema que estou enfrentando é que ele não puxa as miniaturas dos PDFs, nem se eu submeter 1 a 1. Só consigo de outros formatos, como png, jpeg, mas PDF não vai. Resolvi ocultando a miniatura na visualização, mas seria interessante se tivesse as miniaturas.
Obrigada!
Uhmm parece que resolveu mas ainda não resolveu. 
Eu pediria pra você tentar o fluxo que sugeri acima porque ajudaria a confirmar a primeira hipótese.
Mas explicando porque não resolveu: ao usar url:
você está definindo como documento aquele link apenas. O Tainacan tenta auto-incorporar o PDF como faz com tantos links (os do YouTube, por exemplo, geram um iframe). Mas o arquivo em si não foi enviado para a pasta do servidor que está vinculada ao item. Do ponto de vista de apresentação isso não causa problemas. Mas tem três consequências inesperadas:
- Se o seu item for privado, e alguém conhecer o link original para o arquivo, ele não estará protegido, pois não há bloqueio de acesso baseado no vínculo com item. (se o arquivo tivesse de fato sido enviado para a pasta do item haveria, como explicamos na imagem do início deste artigo);
- Se você desejar fazer buscas textuais indexadas no PDF não vai ser possível, visto que o arquivo não está na pasta do item;
- Como você bem notou, ele não vai conseguir automaticamente extrair a primeira capa do PDF para gerar automaticamente a miniatura. Você ainda pode configurar uma imagem manualmente, mas é mais trabalhoso. Este recurso porém pode não funcionar mesmo com o arquivo enviado se no seu servidor não estiver configurado o módulo imagik (temos alguns links aqui no fórum sobre isso, mas eu prefiro entrar no assunto se realmente identificarmos que esta é a questão).