Dúvidas sobre o processo de upload em massa

Olá pessoal!

Eu gostaria de esclarecimento sobre o processo de upload de arquivos em massa no Tainacan.

Pelo que entendi até agora eu preciso de uma planilha csv com todos os metadados preenchidos. Porém, como fazer que nesse processo os documentos (em maioria pdfs) e suas miniaturas (jpg ou png) sejam importados automaticamente para uma coleção?

Desde já obrigado e desculpem de isso j´pa foi debatido em outro tópico.

1 curtida

Opa, seja bem vindo ao nosso fórum @RafaelPereiraSantos !

O esquema é referenciar a imagem/arquivo de alguma URL pública (geralmente usamos um servidor FTP) pra que ela possa ser importada para dentro do Tainacan. Aqui na documentação do importador CSV tem uma parte sobre arquivos:

Obrigado, Mateus!

A documentação esclarece muito, irei iniciar os testes e ver como se adequa no processo que estamos desenvolvendo (e já iniciamos) de gestão do nosso acervo de documentos.

Uma pergunta: não vi um processo que permita o upload de miniaturas dos itens, apenas do arquivos e possíveis anexos. Isso já pensando nesse sistema de uploads em massa?

Bem observado @RafaelPereiraSantos.

Temos uma issue já antiga para implementarmos esta funcionalidade: Special Field on CSV importer for Thumbnails · Issue #324 · tainacan/tainacan · GitHub

Por enquanto, o segredo é deixar as miniaturas vazias para que assim sejam geradas automaticamente a partir dos documentos passados. Para o caso de miniaturas que não seriam derivadas do documento, porém, ainda não temos a opção mesmo… está na fila!

1 curtida

Obrigado pela rápida resposta, Mateus!

Irei ler o tópico depois e sigo então no processo aqui de aprendizado, testes e uso das thumbs geradas de forma automática.

Tentei seguir as orientações para realizar o upload em massa, em uma coleção de teste, e não deu certo.

Acredito ser algum erro na forma como estou preenchendo a planilha de dados.
Ontem a noite, ao fazer um teste o importador conseguiu ler a primeira linha identificando os metadados, eu fiz a correspondência entre os metadados já existentes em outras coleções, porém na hora de importar de fato aconteceu algum erro (que não sei identificar).

Tentei fazer umas alterações nos campos, mas da forma que preenchi o importador leu todas as colunas como um único metadado.

Eu voltei para configuração inicial (sem vírgulas, aspas nos textos/conteúdos das células, etc), e o importador continua a ler a primeira linha como um único metadado.

Pode me ajudar a entender o que está acontecendo? Segue alguns prints da forma que estou preenchendo a planilha, o csv, e (parte) da tela de erros.

Agora fiz um novo teste, acrescentando uma vírgula após a palavra que corresponde o metadado (exemplo: Título,) e o importador leu da forma como se apresenta o print abaixo. Porém o importador não consegui ler os campos especiais, por exemplo, além de inserir um ; antes de alguns campos de metadado.

Na hora de fazer a importação eu troquei no importador do Tainacan o indicador de “delimitador CSV” de virgula para ponto e virgula.

@mateus.m.luna estou utilizando no importador do Tainacan o “;” e tem dado certo as importações até certo ponto, onde estou tendo outras dúvidas e ainda não achei nada na documentação.

Quando eu uso o comando file na coluna “special_document”, com uma URL pública onde o arquivo está num servidor diferente de onde está a coleção (imagens no servidor da empresa que trabalho e o tainacan no servidor do cliente), como o Tainacan se comporta? Ele importa de fato o arquivo ou apenas “redireciona”? O redirecinamento seria através do comando"url"?

Minha pergunta é porque, se eu usar os servidos da empresa para colocar os arquivos para serem importados, mas depois apagados, se eles ficarão nas pastas do Tainacan, sem que se percam. Corro esse risco?!

Oi Rafael!

Se você usar o comando file: o seu arquivo será importado da URL pública e uma versão dele será baixada e criada no servidor onde está o seu WordPress.

Se você usar o comando url: o “tipo” do seu documento será URL. Ele será mostrado como link, mas nós implementamos uma opção no documento que permite que você informe que esta URL aponta para uma imagem. Assim a imagem pode ser mostrada no site “como se estivesse nele”. Neste caso, o imagem realmente não está no servidor do Tainacan, estamos apenas carregando ela do link público.

Depois de alguns testes na semana em que estávamos debatendo neste tópico, com csv pequeno, e obtendo sucesso, agora simplesmente não funciona.

O csv está preenchido igualzinho, importação feita igual, porém o Tainacan só puxa os metadados. Os arquivos estão em um servidor de acesso público.

Uhmm e aparece alguma mensagem nos logs da importação? Seja nos logs comuns ou nos de erro? Pode nos mandar ou por aqui ou por mensagem privada uma parte deste CSV para darmos uma olhada?