Dúvidas sobre Segurança e Backup

Repositório Institucional do Ministério da Saúde - Dúvidas sobre Segurança e Backup

Olá, pessoal! :waving_hand:

Estou implementando um repositório digital para a Biblioteca do Ministério da Saúde usando Tainacan + Blocksy. Começaremos com apenas uma coleção e expandiremos depois.

Minhas dúvidas:

Backup: Qual plugin recomendam? Estou entre UpdraftPlus, BackWPup ou BlogVault. Algum funciona melhor com Tainacan?

Segurança: Wordfence, iThemes Security, Sucuri ou All In One WP Security? Algum causa conflito com Tainacan/Blocksy?

Agradeço qualquer dica! Vou documentar o processo e compartilhar os resultados aqui. :rocket:

Obrigado!

Oi Bia.

Eu não gosto de nenhum desses plugins. O que uso em todos os clientes (tainacan ou não) é o All in One WP Migration com o plugin pro Unlimited deles. Mas a hospedagem precisa ter um backup e ser segura também.

Eu já transferi sites com mais de 200GB e nenhum problema. Com tainacan, já passamos de 30GB e nenhum problema também com os backups.

Depender de backup local e manual não é muito seguro. Se o servidor simplesmente quebra, como recuperar o backup?

Wordfence é o melhor de segurança. Como todo plugin do tipo, precisa ser bem configurado. Apenas instalar não é suficiente.

Mas pra segurança de verdade, atualizações do WP, temas, plugins e um WAF externo (pago) é essencial.

Aqui na minha empresa é assim que fazemos. Wordfence no site e um WAF externo top de linha além da manutenção periódica do WP.

Espero ter ajudado!

Boa tarde, Fred!

Muito obrigado pela resposta detalhada! :folded_hands:
Vou documentar suas considerações com a equipe e compartilho quais decisões a gente vai tomar com essas suas informações.

ótima quinta p vc
Abs,
bia

Se precisar de ajuda em algum desses itens, pode entrar em contato :slight_smile: Segurança e performance são dois pilares do que fazemos para nossos clientes aqui na empresa.

Provavelmente vamos precisar sim, pois não são nossos pilares rss

Concordo, melhor plugin. testei vários

Olá! Excelente iniciativa — especialmente tratando-se de um repositório institucional do Ministério da Saúde. Repositório institucional exige:

• Política formal de backup

• Plano de recuperação de desastre

• Procedimento documentado de migração

Um serviço profissional de infraestrutura e backup evita risco jurídico, perda de acervo e indisponibilidade institucional.

Sobre Backup

Para ambientes como Tainacan (que operam como repositório institucional), backup apenas via plugin não é suficiente.

Plugins como:

• UpdraftPlus

• BackWPup

• BlogVault

funcionam para backup do WordPress (arquivos + banco), mas não cobrem toda a infraestrutura, o que é crítico em ambientes institucionais.

O ideal é implementar backup da camada completa de hospedagem, considerando o modelo de implantação:

Se estiver em Docker:

• Backup dos volumes (dados persistentes)

• Dump do banco de dados

• Versionamento das imagens e do docker-compose

• Snapshot da VPS (recomendado)

Se estiver em instalação standalone (VPS tradicional):

• Backup do banco (MySQL/MariaDB)

• Backup da pasta /wp-content

• Backup completo da aplicação WordPress

• Snapshot da máquina virtual

Para ambiente governamental, o mais seguro é:

:check_mark: Backup automático diário
:check_mark: Armazenamento externo (off-site)
:check_mark: Política de retenção
:check_mark: Testes periódicos de restauração

Sem teste de restore, não existe backup — apenas cópia.