Erro: Foi criada uma sessão de PHP por uma chamada da função session_start()

Boa noite pessoal!
Tenho uma instalação do Wordpress no 000WebHost, serviço gratuito de hospedagem (tentei também em outro serviço de hospedagem gratuito), consigo instalar o plugin do tainacan, mas ao instala-lo, a ferramenta de diagnostico do WordPress me informa sobre dois problemas críticos, que são:

1 - Foi detectada uma sessão PHP ativa
Foi criada uma sessão de PHP por uma chamada da função session_start() . Isto interfere com a REST API e pedidos de loopback. A sessão deverá ser terminada através de session_write_close() antes de fazer quaisquer pedidos HTTP.

2 - A REST API encontrou um erro
A REST API é uma forma de comunicação do WordPress e de outras aplicações com o servidor. Um exemplo é o ecrã do editor de blocos que depende deste método para mostrar e guardar a informação dos artigos e das páginas.

O pedido à REST API falhou devido a um erro.
Erro: cURL error 28: Operation timed out after 10001 milliseconds with 0 out of -1 bytes received (http_request_failed)

Consigo entrar no tainacan, acessar os itens, como criação de coleção e todos os outros, mas ao tentar finalizar e salvar uma coleção, por exemplo, ela não é salva, a pagina fica carregando indefinidamente. Consigo fazer o upload de imagens para a galeria de mídia, mas não é possível adicionar essas imagens às miniaturas, elas não são carregadas, enfim, consigo acessar o tainacan mas não consigo salvar nada.
Tentei com a versão do tainacan disponível no Wordpress e com a versão recente de teste, tainacan-0.18RC, as duas apresentam o mesmo problema e os mesmos erros críticos.

Alguma informação sobre esses erros críticos ? Seriam eles que estão impedindo o salvamento? Alguma sugestão de correção conhecida para os problemas acima? Estou perdendo alguma configuração necessária no servidor?

O console do navegador acusa alguns erros:

Setup:
MacBook Pro rodando MacOs Big Sur, 11.4
WordPress 5.7.2, com o tema Tainacan Interface
Hospedagem: 000webhost

Obs.:
Fiz uma instalação local do Wordpress em meu computador, e ao instalar o tainacan, versão oficial e de teste, os dois problemas críticos aparecem novamente na ferramenta diagnóstico, mas consigo usar normalmente o tainacan, tudo parece funcionar perfeitamente.

Agradeço qualquer informação a respeito!

Att,
Giulliano Ramos
Graduando em Museologia - UFG

Olá Giulliano, seja bem vindo ao Fórum Discourse!

Sobre as duas mensagens de erro, é bem provável que elas não tenham relação com a questão. Como você mesmo comentou, na sua instalação local funciona e nós mesmos temos este aviso em todas as que utilizamos. Fica aí nossa promessa de investigarmos o que faz com que o System Check do WordPress aponte estas mensagens quando o Tainacan é instalado…

Mas olhando os erros do seu console… realmente eu nunca tinha visto esta mensagem. Andei pesquisando e acho que podemos tentar algumas coisas. A primeira que eu sugeriria é atualizar seus “Links permanentes”. Vá para Opções → Links Permanentes → Marque “Nome do Post” e aperte o botão “Salvar alterações”. Depois dê um recarregar na sua página (se puder usar o atalho CTRL + SHIFT + R, força o navegador a recarregar sem cache).

Diga se isto funciona. Se não vamos tentar outras coisas.

Um comentário à parte: Você notou que seu WordPress está em Português de Portugal? Isso vai fazer com que seu Tainacan apareça em Inglês, que é a linguagem padrão do plugin, ao invés de Português do Brasil.

Olá @GIULLIANO_SANTOS_RAMOS1, tudo bem?

Só passando pra comentar que este erro em particular da session_start() foi corrigido na última versão que soltamos. Se puder dar uma testada, é a 0.20.2.

1 curtida