Formulário - metadados privados

Olá, um projeto gostaria de criar um formulário de uma coleção com a inclusão de todos os metadados, incluindo metadados privados.
É do nosso entendimento que o contrário seria possível, ter metadados públicos ocultados no formulário através de “Campos de entrada dos metadados” na edição da página em WP.
Acreditamos que com a configuração atual não é possível ter metadados privados no formulário, mas gostaríamos de checar com o/as desenvolvedores do Tainacan.
Muito obrigada!

Oi @tragnesia!

Você está se referindo ao uso do Bloco de Submissão de Itens, né? De fato, se o usuário não estiver logado e não tiver permissões pra ver os metadados privados, eles não vão aparecer no bloco. Mas isso faz sentido, não faz? Se seus usuários tem esta permissão, talvez não seria o caso deles poderem enviar itens diretamente pelo painel admin? Lembrando que você pode configurar permissões para que ele não possa editar nada na coleção que não itens. Ele também pode ser limitado a apenas criar/editar seus próprios itens, mas não os de outros, etc.

Oi Mateus, agradeço o retorno.
Em teoria faz sentido, mas não na prática: trata-se de um repositório colaborativo em que a pessoa, sem estar logada, possa inserir seus dados pessoais além de inserir dados da sua obra. A ideia é possibilitar a coleta dos dados pessoais mas não disponibilizá-los no repositório.
Pensei na gambiarra de ter duas coleções:

  1. coleção completa, para ter o formulário para coleta de dados pessoais e da obra,
  2. coleção de acesso, somente com dados das obras – e fazer download e upload de CSVs para alimentar a coleção só de dados.

Mas talvez nem dê certo: mesmo a coleção 1 tendo algum slug esdrúxulo, ela ainda seria acessível pelo /colecoes, né?

As pessoas que estão desenvolvendo o repositório estão pensando em formulário do Google – socorro! =D

Uhm… eu entendi agora. Olha realmente não é possível hoje. Há uma amarração forte entre a privacidade do “campo” (o metadado) e seus valores.

Entendo a expectativa também das pessoas mas é importante ressaltar que o Tainacan não é um Google Forms. O Google forms não tem como objetivo expor publicamente aqueles dados processados em um acervo digital aberto. Nele as coisas ficam disponíveis primariamente pros criadores do formulário e no máximo o público externo vê análises resultantes do total. Os dados no Tainacan não são pra isso, e se algo é privado nele, quem tem direito de cadastrar deve ter direito de ver. É como se extrapolássemos o conceito de cada usuário ter sua própria coleção… Não consigo visionar uma feature pro futuro que implemente isso de forma simples nem mediana na real.

Inclusive, se o processo de envio acabar sendo feito em um Google Forms ou outra ferramenta, seria possível depois importar para o Tainacan somente as que você deseja expor. Outra forma que me parece provável adicionar no seu fluxo de submissão uma etapa de processamento destes dados. O formulário passa a ser enviado somente como privado/rascunho. Vocês deixam metadados lá que ficam para receber estes dados, mas só publicam o item depois que removerem os dados e moverem para versões equivalentes do metadado que sejam privadas… sei que é ruim, mas é o que consigo pensar neste cenário…

Outro caminho que acho que é mais correto é separar em duas etapas a coleta de dados do usuário da submissão pro acervo (afinal, o segundo é pra ser público). Existem plugins do WordPress pra adicionar campos extras ao formulário de registro de usuário. Após registrados, os usuários poderiam ser redirecionados pra tela de cadastro de itens no acervo, onde ali somente preencheriam coisas que devem ser públicas mesmo.

Obrigada!
Esclarescendo que a idea é criar um repositório colaborativo, por isso é pertinente a coleta de dados pessoais além dos dados das obras.
Vou encaminhar para o grupo e respondo na próxima semana!

Oi Mateus, um outro grupo com quem estou trabalhando suscitou a mesma questão hoje!
Sugiro considerar essa questão (metadados privados acessíveis via formulário) para uma próxima atualização.
Obrigada!

Criei uma issue:

Porém adianto, que é uma questão bastante complexa porque envolve mexermos em nossas camadas de permissão, essencialmente mudando a natureza do que é o status privado em alguns cenários… eu estou enxergando outras demandas com mais prioridade no momento, mas também criei um tag “Colaboration” para começarmos a marcar problemas similares relacionados às limitações do fluxo de submissão. A ideia é que após lançarmos a 1.0 (planejada pro semestre que vem) nós possamos ter algumas conversas com a comunidade para recalcularmos nossas prioridades… e aí quem sabe esta frente ganha mais espaço na fila.

Agradeço! Acho que é uma função muito importante para projetos colaborativos.

Que emoção saber que a 1.0 virá no próximo semestre!

1 curtida