Sou fã, daqueles secretos, e venho enamorando o Tainacan a alguns meses e resolvi implementar para um acervo.
Porém, meus arquivos estão todos no Google Drive e estou há dois dias vasculhando os documentos e este wiki a procura de uma integração.
— Como integrar meu Google Drive com o Tainacan? Para utilizar os próprios aquivos que já estão online, no Google. Preciso de um plugin de integração do Google Drive como, por exemplo, o Plugin WP " use-your-Drive"?
Um abraço,
Sergin
Olá @Prof.Sergin, tudo bem?
Hehhehe que bom saber da sua paixão xD
Então, temos alguns usuários que já passaram por isso. A solução encontrada por eles foi usar o link de compartilhar da imagem no Google Drive e colocar dentro de um iframe no documento tipo Texto… algo assim:
<iframe src="https://drive.google.com/file/d/1jkd8ItaaRgIiD--2IQowZI21aDdsdhV3-/view?usp=sharing"></iframe>
O problema é que isto explorava uma potencial brecha de segurança no Tainacan, já que inserir HTML em campos de texto pode permitir que scripts indesejados sejam executados. Por isso, na versão 0.18, bloqueamos o uso de HTML dentro das caixas de texto. Para atender a esta demanda, estamos encaminhando duas soluções:
- Criamos o plugin de metadado tipo URL, que permite que você insira uma URL e tenha uma visualização dela “incorporada” em um iframe, o que já permitirá que suas fotos apareçam como metadados;
- Iremos fornecer em breve a opção de se forçar o “incorporamento” de URLs no documento tipo URL. A issue está aberta: Extra options for document type URL · Issue #446 · tainacan/tainacan · GitHub. E a expectativa é de sair na versão 0.18.5 ou 0.18.6 no máximo.
Então se você puder esperar, minha sugestão é ir colocando o link das suas imagens como Documento tipo URL e daqui umas semanas você deve poder visualizar estes links incorporados automaticamente. Enquanto isso, eles apareceram como um simples Link para o seu Google Drive.
Obviamente soluções melhores poderiam ser alcançadas com um plugin dedicado para gerar as miniaturas, importar diretamente do Drive, etc… mas realmente não temos perna para isso por enquanto.
1 curtida
@mateus.m.luna o link para o plugin de metadado do tipo url está quebrado.
Obrigado pela resposta rápida e pelo fantástico Tainacan…
Mas, Não rola!
Tenho Vídeos, PDF, Texto, DOc, Planilhas…
Preciso colocar a excelência de taxonomia do Tainacan a favor do meu acervo e não contra
, e <iframe>
não presta! Não é responsivo além de dar muito erro e ser ultrapassado!
— Mas mesmo assim obrigado.
…mas pensa comigo, se eu usar isso <iframe>
, somente em 100 e são mais de mil ativos no acervo… o que faço com a maravilha criada com a taxonomia do Tainacan?
rsrsrsrss
Vamos aguardar as cenas da próxima integração Tainacan!
Ahhh sim… é, se não for só imagem, com certeza não rola iframe rs.
Conseguimos definir classes responsivas para vídeos e imagem na real. Mas texto, apresentação e planilha, com certeza não… mas como seria esta integração? Eu consigo imaginar colocar cada link do Google Drive num item de coleção e então fazer uso das taxonomias, como você diz. Mas o que aconteceria “automaticamente”? Seria o vínculo entre os dois? Tipo, um documento novo no Google Drive → Um item novo?