Podemos importar arquivos do google drive?

Olá pessoal, uma dúvida, seria possível criar uma planilha e linkar os objetos no google drive ou dropbox para serem importados?

Uma pergunta boba, podemos importar um csv por coleção? Tipo por etapas ou é melhor fazer de uma vez só?

Bom dia @frdbr seja bem vindo.

A importação utilizando um CSV referencia apenas uma coleção, você pode fazer essa importação quantas vezes quiser dividindo os itens a serem inseridos, atualizar os que já existem, fica a seu critério

para importar propriamente dito os documentos (imagens, pdf, arquivos, …) devem possuir um link publico direto para o arquivo, se não me engano o google drive não disponibiliza um link direto para o documento e sim para uma pagina do drive que exibe o arquivo.
Uma solução interessante seria utilizar o Documento principal do item no Tainacan como uma URL, e ver se o drive deixa renderizar o documento dentro da pagina do Tainacan, mas teria que fazer alguns testes para ver como fica.

att!

Valeu :slight_smile:

Hmm, será que o dropbox tem isso também?

Pensado aqui em simplificar, acha que seria possível subir esses arquivos pro servidor e linkar eles? Teria alguma dica de como fazer?

Obrigado e feliz ano novo.

Um adendo aqui pessoal, dá pra pegar o link público do drive pra um arquivo do Drive, mas É UM TRAMPO DANADO.

Por exemplo, esta imagem:

Eu fui em Compartilhar → Permitir acesso à qualquer um com link. Isso não resolve, pois esta página tem um iframe do Google Drive com a imagem em si. Daí clicando nos três pontinhos lá em cima tem uma opção de “incorporar item” onde ele me dá exatamente o iframe que pode ser criado:

<iframe src="https://drive.google.com/file/d/0B3kzxuk0GcDbeDV4YmREUmhrYU0/preview?resourceKey=0-r3ZVQ7VnKiJ855oeF1bqiQ" width="640" height="480" allow="autoplay"></iframe>

Se você usar o metadado tipo URL, pode colar este URL que está no atributo src pra mostrar o iframe deles. Mas se você quiser importar a imagem deles… bom aí tem que colar este mesmo URL no seu navegador:

E somente nesta página, usando muita paciência pelo inspetor web do navegador, achar o atributo SRC da tag IMG:
https://lh3.googleusercontent.com/u/0/drive-viewer/AFDK6gPbgC1toJbGbxLP98uqm4GTy0cHIVcZlCCHCf8rk3OER20UuaKg74FNvItr38ISp5zzsxBQo8ztQzbO1HpLlg=w2560-h995

Triste né :sweat_smile:

1 curtida

sim… você pode subir as imagens por exemplo usando um FTP para uma pasta publica, e utilizar os links para importar os anexos.

Mas a melhor opção seria subir os arquivos no mesmo servidor em que se encontra a instalação do Tainacan e utilizar o caminho físico isso deixa o processo de importação mais rápido, pois não se tem a camada de rede/internet para acessar os arquivo.

att!