Lançamento do Tainacan do Centro Cultural São Paulo

Fala, galera, tudo bem?

O Centro Cultural São Paulo irá lançar o seu Tainacan com a base dos acervos que possui.

Terá as coleções: Coleção de Arte da Cidade (antiga Pinacoteca Municipal), Arte Postal, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, Missão de Pesquisas Folclóricas, Arquivo Multimeios.

Estou trabalhando ainda para inserir a base da Discoteca Oneyda Alvarenga de Fonogramas e Partituras.

Por enquanto, a base é muito referencial já que tem muita coisa não foi digitalizada ou tem problemas com direitos autorais.

Confesso que é uma alegria para mim. Eu já mexo com essas bases há quase uma década, desde que eu trabalhava na Web Rádio do CCSP e precisava de uma base de dados da Discoteca para fazer programas de rádio. Passei por muito perrengue dialogando com arquivista, “acervista” , bibliotecário e pessoal de Sistemas de Informação. Acho que faço um papel de mediador que tenta compreender as demandas de todas as partes, mas principalmente do público.

Lembro-me de um dos técnicos de digitalização de áudio se perguntando o que teria feito do seu mestrado se tivesse acesso a todo o material que estava naquele momento digitalizando. Com certeza, o seu mestrado seria outro. Não sei se melhor ou pior, mas com possibilidades maiores.

Acredito que isso seja uma missão para todos nós: permitir novas possibilidades para toda essa gente que está aí junto pontos e criando conhecimento.

“Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta,
Mas um dia afinal eu toparei comigo…
Tenhamos paciência, andorinhas curtas,
Só o esquecimento é que condensa,
E então minha alma servirá de abrigo”
Mário de Andrade

Abs!

5 curtidas

Opa, bão de mais @marcioyonamine! Parabéns pelo trabalho, ficamos muito felizes também de ver estes acervos ganhando o mundo :partying_face:

Dois comentários:

  1. Você quer enviar o site para nossos casos de uso? Temos um formulário aqui pra isso: Formulário de submissão de itens nos casos de uso – Tainacan
  2. Vi que tem um metadado “Mídia” ali, indicando a presença ou não de imagens. Embora válido, queria lembrar que vocês podem fazer uso dos filtros “Possui miniatura” ou “Tipo de documento”, que já fazem essa verificação automática pra vocês :wink:
1 curtida

Oi Mateus, vou enviar pelo formulário.

Sobre a questão da “mídia”, utilizei um campo específico por causa dos direitos autorais que o pessoal está coletando. Também pensamos em diferenciar os outros tipos de mídia como áudio e vídeo. É mais um controle interno. Futuramente, talvez não seja mais necessário ou seja utilizado para outro propósito.

1 curtida

Muito massa @marcioyonamine !

Eu sei bem há quanto tempo você tem vontade de fazer isso! Parabéns pelo trabalho e vida longa ao acervo online do CCSP!

Já to ouvindo algumas coisas ali na discoteca, espero que entre muito mais coisa ao longo do tempo!

abraços!

Muito legal, @marcioyonamine ! Ficou lindão o repositório! Vamos divulgar nos nossos canais também. Parabéns pelo trabalho e pelo uso que nos inspira!! forte abs