Oi pessoal. Eu de novo com problemas mais complexos >.<
No meu cliente, estamos com um problema muito estranho de performance.
Há 1 ano ±, tudo era rápido. Raras as vezes que ficava lento. Lento para listar itens no admin do Tainacan, por exemplo.
Há alguns meses, o site passou a ser lento na maior parte do tempo. Edições em Massa, que antes era instantâneas (assim que fechava a tela, a edição tinha terminado), agora demora minutos para processas 3 itens simples.
Analisando a máquina e o servidor onde ela está, não há qualquer indício de lentidão ou gargalo. CPU, memória e carga muito abaixo dos limites (0.5 de load foi o máximo que vi).
Uma única suspeita é que existem 2 PDFs muito grandes que demoram para serem processados quando salvos (inclusive foi a origem de uma mudança que vcs fizeram há pouco tempo para não reprocessar o arquivo toda vez, mas que eu ainda não pude testar)
Vocês sabem o que pode causar esse comportamento? O tamanho do acervo não cresceu tanto, mas temos esses PDFs e outros que foram adicionados desde quando funcionavam bem.
Vocês têm como me dizer o caminho que é feito (tipo um fluxograma ou sequência de ações) nessas duas situações para que o pessoal de infra do cliente possa analisar mais profundamente o caso?
-
Quando uma pesquisa é feita no admin do tainacan usando um texto e também um filtro.
-
Quando uma edição em massa é feita (eu tenho testado selecionando 3 itens e trocando um metadado de texto longo)
Me ocorreu agora uma suspeita que pode estar relacionada.
Esses PDFs lentos foram incluídos depois de quando tudo era rápido. Se na pesquisa por itens (situação 1 acima), eles tiverem de ser pesquisados também (usamos pesquisa dentro dos PDFs), imagino o resultado acabe demorando mais, certo? Ou será que o conteúdo deles é guardado em algum lugar mais rápido de pesquisar?
Ainda nessa linha, pensando no processo de edição em massa, será que acontece uma pesquisa também nesses PDFs, mesmo eles não sendo parte dos itens selecionados?
São wild guesses, mas vai quê ![]()
Muito obrigado,