Busca fonética

Boa tarde!

Estamos trabalhando com coleções com dados do século XVIII, onde a grafia de alguns nomes são incompatíveis com os nomes atuais, como o uso de dois “enes” nesses exemplos: Anna, Marianna etc.
Até onde testamos o mecanismo de busca do Tainacan não permite a possibilidade de uma busca fonética, mas sim uma busca literal à escrita.

É possível alterar o atual mecanismo de busca para um algoritmo de busca fonética? Como temos em sistemas específicos de genealogia?

Obrigado!

Olá @Juliano!

Olha, sendo bem sincero é a primeira vez que ouço falar disso… me parece bem interessante mas também é um caso bem particular deste tipo de sistema… Eu dei uma pesquisada por alto aqui e encontrei este plugin:

Ele diz que tem como funcionalidade a busca fonética (embora não diga se para o nosso idioma). Pelo que ele descreve ele substitui o mecanismo de busca padrão do WordPress. Se isso é feito de forma bem integrada mesmo à API é capaz que nossas buscas vão poder se beneficiar disso. Porém é preciso testar… vale notar que pra ele funcionar você precisa rodar uma indexação do seu banco pelo menos uma vez, coisa que você faz pelo painel de configuração do plugin.

Me diga se tem algum sucesso com isso, ok?

Bom dia @mateus.m.luna !
Excelente, vou repassar as informações para a equipe e te mantenho informado.
Muito obrigado!!!