Como fazer o código para um metaquery

Bom dia, pessoal!

Vendo o site https://archive.file.org.br/colecao-eventos/file-rio-de-janeiro-2018/ achei muito legal a solução que eles fizeram para o metadado “Mais informações”, onde, suspeito eu, utilizaram o tipo de metadado URL e fizeram um código para cair no filtro. Isso já é uma parte bem avançada pra mim, mas alguém sabe como realizar isso?

Abraços!

1 curtida

Ola Elias,
Para aparecer a expressão “Mais informações”, fizemos uma customização no tema.
No entanto, para o recurso da listagem de cada coleção, com seus respectivos num de itens relativos ao item em especifico, basta vc incluir o metadado na coleção, fazer a relação entre as coleções, e nas configurações do metadado clicar na opção em Exibir em “Itens relacionados a este” .

Espero ter ajudado…

2 curtidas

@elias.machado , tudo bão?

Como o pessoal do FILE explicou aí, aquilo ali nada mais é do que uma exibição customizada do recurso “Itens relacionados a este”, apresentado na versão 0.18.3:

É basicamente uma relação do “sentido contrário”, ao invés dos itens com os quais este item se relaciona, vc vê os itens com que se relacionam a ele em seus próprios metadados. Tanto o tema Tainacan Interface quanto o Blocksy com seu plugin de integração já tem opções para habilitar este recurso, deste que esteja configurado no metadado da relação também. E se você estiver codificando por conta própria, pode usar funções como esta daqui:

Se quiser uma ajuda mais direta, pode dar uma olhada no próprio código do tema que fiz pro FILE:

2 curtidas

Mas respondendo de maneira mais direta à sua pergunta, construímos metaqueries para levar o usuário até listas de itens pré-filtradas pelos metadados. Para isso, você vai precisar do ID da coleção, do ID do metadado de relacionamento (no caso a key da consulta) e do valor do Item com o qual vão se relacionar. Seguimos esta documentação aqui pra isso:

2 curtidas

Oi pessoal! Muito obrigada pela ajuda e atenção de vocês!

Mas acho que cheguei no meu limite como museólogo (kk), porém vou perguntar para ver se tem alguma forma de resolver uma questão nos Tainacan que ainda estamos implementando. Para essa dúvida irei utilizar como exemplo o Tainacan, que ainda está em fase de implementação, do CAU/RS. Desenvolvido pela Sabia Cutural.

O que acontece, nós temos um metadado de relacionamento “Itens Relacionados - Museu”, que faz o relacionamento de itens dentro da mesma coleção, mas em alguns casos são muitos itens relacionados e a visualização fica muito “poluída”, e achamos que a solução do pessoal do @FILE_ADMINISTRATIVO seria bem interessante, mas creio que o casos deles sejam de coleções diferentes.

Como poderíamos fazer para que a informação deste metadado de relacionamento “Itens Relacionados - Museu” exibisse apenas a informação: “Itens Relacionados - Museu e o nº de itens relacionados”. Lembro que são itens na mesma coleção.

Muito obrigado novamente por toda ajuda de vocês!

Elias.

Link da dúvida:

1 curtida

Não tenho certeza se resolve o que você está procurando, mas faz o seguinte, @elias.machado.

1 - No Metadado tipo relacionamento, ativa a opção “Exibir em ‘Itens relacionados a este’”;
2 - No Menu “Tema” → “Personalizar”, desça até achar as opções relacionadas à página de item da sua coleção. Provavelmente “Itens de Acervo Museológico”.
2.1. - Habilite a opção "Display ‘Items related to this’.
2.2. - Clique no painel desta opção para alterar algumas opções de visualização.

Note que a sessão aparecerá abaixo da lista de metadados. E terá um limite (não sei quantos de cabeça), ultrapassado esta quantidade mostrará um botão que te levará para o total. Como disse, para ficar só o link que nem no FILE, será preciso uma implementação em código dedicada.

1 curtida