Me deparei com algumas dúvidas ao configurar os filtros dentro de uma coleção, para ser exibido na página principal de listagem de itens de uma coleção
1.Eu tenho uma coleção “Montagem” que traz como metadado o relacionamento entre outras duas coleções (Peças e Companhias), essas coleções possuem os metadados de taxonomia Nacionalidade (para ambos) e Gênero (apenas em Peças), eu precisava trazer nos Filtros laterais esses valores para busca, mas ele apenas inclui os valores na listagem da tabela, existe alguma forma de criar esses filtros via admin ou como seria feito via código?
2.Essa listagem traz os valores do relacionamento apenas dentro de cada item, teria como exibir o valor do “label” desse metadado no cabeçalho (thead) da tabela?
Segue imagem como referência. Estou usando o tema Blocksy.
É eu acho que esta sua modelagem tá muito complexa. o dado guardado em um relacionamento é o ID que aponta para aquele item. O Tainacan até oferece, em tempo de execução, buscar informações como o título e os outros metadados da relação que você tiver marcado para exibir da relação. Mas isso é feito após o item ter sido achado. No tempo da busca ou da construção dos filtros, estes dados não existem, porque eles não estão guardados no item, são metadados de um outro item. É isso que te impede de ter tanto a situação 1 quanto a 2.
Para alcançar o que você quer seria necessário uma espécie de metadado que guarde o dado em dois lugares, uma espécie de metadado de relacionamento bidirecional. Nós temos uma issue aberta para discutir isso:
E sabemos de alguns caminhos para se implementar, mas não é simples. Eu proponho dar uma repensada na organização destes dados e coleções porque geralmente há caminhos para se adaptar isso.