Esse campo de repositórios é novo para mim, então tenho estado com diversas dúvidas.
Existe um canal para se comunicar com a equipe do Tainacan? Queria utilizar o Tainacan para desenvolver um Repositório Temático (para biblioteca), mas gostaria de conversar se é viável essa utilização… Se não existe qualquer barreira ou diretrizes que façam o impedimento.
Olá, boa tarde. Como vai?
Até onde eu sei, atualmente o Tainacan só não possui ferramentas de gestão e controle de acervo, mas dependendo do uso que você for dar, é possível sim de ser utilizado.
Na minha instituição temos alguns livros que complementam o acervo, como não são emprestados, foram incluídos em meu repositório normalmente.
Esse é o local certo para se comunicar com a equipe Tainacan, todos estão bem ativos aqui para responder as questões sobre a ferramenta.
Se quiser conversar sobre a implantação de repositórios, eu tenho prestado esse serviço de auxílio técnico para alguns projetos.
Na verdade, não precisamos de um controle de acervo, mas sim da criação de um repositório temático no qual seja possível adicionar artigos. Por exemplo, trabalhamos com um acervo especializado em T21 (trissomia 21) e gostaríamos de fazer a seleção de artigos de instituições de saúde que estejam em acesso aberto para compor esse repositório.
Nesse sentido, não sei se o Tainacan possui ferramentas que possibilitem a manutenção desse “acervo virtual”, o objetivo seria, basicamente, a disseminação de informação apenas.
Olhando por alto assim não me parece ter nenhum impeditivo, já vimos várias pessoas trabalhando com o Tainacan como um repositório de referências. Mas se quiser ser mais específica em sia demanda e detalhar o que precisa podemos ir avaliavando. Minha sugestão é arranjar uma instalação para que você possa ir botando a mão na massa e entendendo o que é possível.
Entendi, acho que é super viável sim. Vou deixar como sugestão como estruturei a biblioteca da minha instituição (BIBLIOTECA – GALERIA MUNICIPAL DE ARTES). A única diferença que não coloquei arquivo/link para baixar/acessar, pois são itens físicos. Entretanto, sei que é possível.