Olá temos uma coleção de rochas aqui no curso de Geologia UFG (uma Litoteca) e gostaríamos de adotar um sistema online de cadastramento das mesmas para termos um acervo mais completo e organizado, para podermos classificar e identificar as mesmas, e expandir a nossa Litoteca de maneira organizada… Alguém pode me dizer como faço para usar o Tainacan para essa finalidade??
Olá @FRANCISCO_FSV, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum!
O Tainacan não é bem um sistema ou plataforma online por si, ele é um plugin para WordPress. Isto significa que você precisa ter um site WordPress rodando para poder instalá-lo.
Entendi, mas vc acha que a minha necessidade se enquadraria nas capacidades da plataforma? Temos uma coleção de rochas e queremos catalogá-la
Atenciosamente,
Francisco F. Vessani
Geologia UFG
Acredito que sim @FRANCISCO_FSV … o principal objetivo do Tainacan é ajudar na difusão de acervos. Vocês vão ter liberdade para configurar os dados da forma como for coerente para a coleção de vocês. Infelizmente nossa página de casos de uso está fora de ar, por isso não vou encontrar um exemplo de coleção de rochas… mas alguns outros que me vem agora que podem servir de inspiração pra vocês:
O Litolab da USP usa o Tainacan
Pessoal, e existe alguma opção gratuita de hospedagem para instalar o Tainakan / WordPress?
@FRANCISCO_FSV talvez alguém aqui na comunidade possa conhecer, eu já ouvi falar de algumas iniciativas para projetos pequenos, coisa de coletivos.
Mas geralmente eu costumo falar pras pessoas que é importante entender que hospedagem (e domínio) de sites tem custo. As coisas precisam ficar no ar, receber atualizações, etc… não é algo que naturalmente se oferece. A maioria das instituições que usam o Tainacan acabam oferecendo isso através de seus próprios servidores ou de universidades. Mas é importante ter quem mantenha e cuide disso, faça backups, cheque coisas de segurança, etc…
Se estiver em condições de pagar uma instalação simples, duas empresas muito tradicionais aqui no Brasil são:
- Preços Hostinger | Preços de Hospedagem de Sites e Mais
- Hospedagem WordPress com domínio grátis | HostGator
Como pode ver tem alguns preços acessíveis, eu mesmo uso a Hostinger pro meu site pessoal. Uma outra que você provavelmente vai ouvir falar é a WordPress.com, da Automattic: Planos e preços do WordPress.com | Comece a criar hoje mesmo. Os preços são um pouquinho mais caros, mas é pouco coisa. Só que ela faz algumas mudanças na experiência padrão do WordPress. Só tome cuidado para não achar que o plano gratuito que eles oferecem (que coloca seu site com um domínio .wordpress.com no final) vai resolver porque neste plano gratuito eles não deixam instalar plugins e portanto o Tainacan não funcionaria. Falamos mais sobre isso aqui.
Muito obrigado a todos pelas sugestões e explicações! Estou bastante curioso acerca da plataforma, parece ser exatamente o que estamos precisando! Agora é estudarmos a possibilidade de hospedar localmente… temos um servidor na nossa unidade… vou falar com o time de TI. Alguém sabe de algum tutorial sobre hospedagem local de wordpress que suporte o Tainakan?
Atenciosamente,
Francisco F. Vessani
Geologia UFG
Quando nos referimos a instalar local geralmente estamos considerando sem acesso à rede (ficaria tipo um site que só seu computador acessa). Neste caso temos este tutorial aqui:
Mas se existe uma equipe da TI da instituição que possa fazer esta instalação eles vão saber os procedimentos para se configurar. A UFG pelo que si já hospeda o https://acervo.museu.ufg.br/
Talvez vocês possam conversar com eles e perguntar que caminho seguiram, como foi pra pedir pra instituição, etc.
Normalmente em instituições públicas eles relutam em instalar o wordpress administrado por outro setor por questões de segurança, solicite instalação em uma máquina virtual. Para o seu computador pode usar o Xampp ou InstantWP https://instantwp.com/
Muito obrigado a todos pelas informações! Entrarei em contato com o museu antropológico da UFG para conhecer a plataforma deles… enquanto isso vamos cadastrando as amostras usando uma tabelinha do Excel mesmo…
Atenciosamente,
Francisco F. Vessani
Geologia UFG