Criar páginas/posts customizados

Olá,

eu tinha ‘invadido’ uma outra pergunta com a minha questão e acabei não respondendo aos questionamentos do Mateus.

Segue o print do console para o comando tainacan_blocks.admin_url no Chrome
A minha questão original é que não consigo criar páginas ou posts customizadas com as coleções.
O erro acontece quando tento customizar um bloco Tainacan (qualquer um deles - já testei todos).

image

Assim como o Mateus havia suspeitado, acredito que seja uma questão da minha instalação do Tainacan ser do WordPress.com
Inclusive, fui fazer um print dos relatórios do meu repositório e vi a mensagem de erro no console


Oi @marinacdarosa, tudo bem?

Olha, eu tenho palpites do que pode estar rolando aí, mas é difícil resolver… só pra ajudar a gente aqui um pouco, poderia me passar duas informações?

  1. Acessando o seu painel administrativo do coleção, na lista de itens. Copia e cola pra gente aqui o endereço na barra do seu navegador.
  2. (Esta é um pouco mais complicadinha). Acessando a tela de edição do seu post/página , abra o console. Este é o mesmo lugar onde vemos erros, você pode ver como ativá-lo aqui: Tainacan Wiki. Com o console aberto, haverá um campo para você digitar, no final, onde você pode digitar o seguinte comando: tainacan_blocks.admin_url . Dê enter e nos mande a resposta (abaixo um screenshot de exemplo).

Nosso palpite é de que o endereço sendo carregado no modal (que é na verdade uma versão modificada do painel administrativo do Tainacan, dentro de um iframe) está sendo bloqueado pelo fato do endereço da edição (wordpress.com/page/acervovivo.com.br) ser diferente do do site (acervovivo.com)… teríamos que pesquisar como contornar esta política de acesso.

P.S.1: Em conversas anteriores, perguntei se você estava usando plugins porque seu painel admin parecia muito diferente do WordPress padrão. Agora finalmente entendi que você está em uma instalação do WordPress.com, e eles modificam uma série de coisas do WordPress, por isso minha estranheza inicial.

P.S.2: Nesta aqui tudo bem, mas acho que para questões futuras, vale abrir um novo tópico já que este aqui aparentemente estava resolvido segundo o criador do tópico

Oi @marinacdarosa,

Obrigado por repostar! Ajuda bastante aqui, eu realmente tinha me esquecido já desta questão. Vou dar uma investigada, ok?

Sobre o aviso que você viu na página dos relatórios pode ficar tranquila, aquilo apenas avisa para desenvolvedores que eles verão uma versão minificada do código ao invés de detalhada do navegador.

Meu palpite permanece muito na questão do endereço mesmo, acho curioso a edição estar em wordpress.com/page/acervovivo.com.br quando o site está em outro. Mas vamos por partes.

  1. Poderia me mostrar como estão suas configurações de endereço? ( Configurações → Geral → Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL));

E isso aqui também, me desculpa se já tiver sido mandado, vi muita cois aqui no meio…

Oi Mateus, segue o print

Ok nada de muito novo aqui…

Uma pergunta, com sua conta do WordPress.com você consegue ter acesso aos arquivos do servidor? Mais especificamente, queria propor dar uma olhada no arquivo .httaccess, que costuma ficar na raiz da instalação WordPress.

https://wordpress.com/home/acervovivo.com.br
como faço para ter acesso ao .httaccess ?

Não costuma ficar disponível pelo painel do site em si, mas sim nas pastas do servidor, se houvesse um acesso para elas por FTP ou algo do tipo… mas pesquisando aqui estou vendo que o WordPress.com não vai pertir você mexer nele não…

Aliás, eles parecem ter uma política restrita com essa questão dos iframes (o que usamos para carregar a lista de itens dentro daquele modal onde você escolheria os itens): Topic: I-Frames? Is there any way possible with a WP hosted blog? | WordPress.com Forums.

Dando uma pesquisada pelos fórums da WordPress.com eu consegui ver gente que resolveu problemas similares com Cookies, tem um artigo aqui que acho que vale dar uma lida: Problemas de visualização e cookies de terceiros – Suporte. Mas estou meio pessimista, não acho que vai ser o caso.

Enquanto olha isso, vou conversar aqui com o pessoal pra ver se eles teriam alguma ideia de algo que possa ser feito do nosso lado… se não descobrirmos talvez seja o caso de pedir suporte pra eles mesmos também :confused:

será que por aqui eu tenho acesso?
se sim, quer me procurar no privado? Para não incomodar a comunidade com algo tão particular?

Não teria não, aí fica o banco de dados mas este arquivo fica na pasta do servidor mesmo. Mas podemos conversar no privado se quiser me mostrar o que mais tiver de acesso aí sim. Só clicar na minha fotinha aqui :wink:

me sinto tão ignorante, às vezes, desculpe, mas quando clico na sua foto vem um lindo dashboard contando sua trajetória aqui

2 curtidas

Tranquilo, acho que foi vacilo meu, provavelmente só admins podem iniciar as mensagens! Desculpas, vou chamar aqui…

Um update aqui:

Após conversas no privado com a @marinacdarosa conseguimos emular o erro no site dela. O problema acontece por causa de um redirecionamento que a wordpress.com faz nas páginas de edição do admin, fazendo com que o erro de CORS aconteça porque geramos o iframe do Tainacan usando o endereço padrão do admin do WordPress. É um problema que atinge outros plugins, inclusive grandes como o Elementor.

Graças ao apoio do @leogermani analisando com o pessoal da wordpress.com eles conseguiram colocar o Tainacan como uma das exceções para esta regra de redirecionamento e agora esta questão parece estar resolvida :tada:

Estamos investigando outros ajustes que preciso fazer no CSS do modal para não conflitar com as alterações que o wordpress.com faz, mas acho que isto fica para uma próxima atualização. Bom saber que temos usuários botando a mão na massa em diferentes ambientes :wink:

3 curtidas