Olá, comunidade.
Tenho uma dúvida imensa, tenho um arquivo do tipo áudio nos anexos e está tudo ok, mas por padrão o navegador dá a opção de baixar o áudio e isso é algo que não quero. Existe alguma maneira de evitar isso?
Já inspecionei e posso ver que um lightbox pswp é usado, mas não encontro uma propriedade para bloquear a opção de download
Espero que possam me ajudar, saudações
Olá @Cloakzy_0, tudo bem? Seja bem vindo a nossa comunidade!
Você até tem opção para desabilitar o botão de download que surge quando usuário passa o mouse em cima, isso via Menu Personalizar… Mas não é possível, em um reprodudor de mídia padrão da web, impedir o Download clicando com o botão direito, por exemplo.
Essencialmente, ao se escutar o áudio, este arquivo já está sendo baixado para o computador da pessoa. O que o player padrão dos navegadores faz é permitir definir um destino para isso.
Se você não deseja que seu conteúdo seja baixado, o único caminho que eu vejo é usar servidos de streaming (como por exemplo Mixcloud, Revernation, Soundcloud ou Spotify) e ao invés de enviar o áudio para seu site, colocar um link (seja Documento tipo link, seja Metadado tipo URL) para o áudio. Assim esta plataforma externa pode oferecer opções de bloqueio ao acesso do conteúdo original. É o caminho mais acertado que me vem agora.
E claro, se não deseja que o conteúdo seja acessado de forma alguma, seria configurar o item ou metadado como privado.