Impedir download de documento anexado

Boa tarde. Anexei um documento no item e não gostaria que o download fosse permitido. Gostaria que o usuário lesse o documento ampliado online. O que fazer?

obrigada

Olá @Alesbrum, tudo bem?

A depender do tema que você está usando, há uma opção para se esconder o botão de Download. Por exemplo, no Tainacan Interface esta opção está em “Aparência → Personalizar → Página de um item do Tainacan → Documento e anexos do item → Esconder o botão de baixar documento”.

Porém em qualquer um destes casos você está apenas escondendo o botão, o que dificulta mas não impede o download. O usuário ainda poderá baixar o documento usando o botão direito do mouse e no caso de PDFs o visualizador de PDF do navegador pode já oferecer um botão para baixar no cabeçalho do visualizador.

Isto é o comportamento normal de quando se publica os documentos na Web. Se um item esta público e seu conteúdo é exibido em uma página web, quem lê aquela página está essencialmente baixando o arquivo para seu computador, mesmo que de forma temporária.

Oi Mateus, muito obrigada. Antes de abrir esse chamado já havia tentado isso, mas o ícone de download continua aparecendo.

Que estranho @Alesbrum foi pela configuração que mencionei do Tainacan Interface? Aqui estou conseguindo usá-la para desativar… pode nos mostrar uma página de exemplo para investigarmos?

Oi Mateus, sim. Inclusive o Dalton chegou a fazer quando veio aqui em JF. Ele não identificou o problema.

https://minasecinema.repesq.ufjf.br/producao-autoral-de-geraldo-pereira/roteiro-rebeliao-em-vila-rica/?perpage=12&order=ASC&orderby=date&pos=2&source_list=collection&source_entity_id=70059&ref=%2Fproducao-autoral-de-geraldo-pereira%2F%3Fperpage%3D12%26view_mode%3Dtable%26paged%3D1%26order%3DASC%26orderby%3Ddate%26fetch_only%3Dthumbnail%26fetch_only_meta%3D70062

Oi @Alesbrum!

Já que você está usando o Blocksy, eu tenho um palpite…

O Blocksy por padrão te oferece a opção de customizar o layout da página do item diferente pra cada coleção. Isso significa que a sua customização ficaria em: “Personalizar” → “Item de Produção Autoral de Geraldo Pereira” → “Documentos e Anexos”. Mas pela sua captura de tela você parece estar indo em “Personalizar” → Item de Tainacan". Este segundo caminho só vai afetar o template da página do seu item se você estiver configurando-a para usar um “modelo geral”, que afete à mais coleções. Caso seja esta sua intenção, você pode ir nas configurações da sua coleção (dentro do painel administrativo do Tainacan mesmo) e mudar esta opção aqui:

Me diga se isso resolve.

Oi Mateus, boa tarde. Fiz o que falou e continua aparecendo o botão de download. Não sei por que motivo mais o “Personalizar” → “Item de Produção Autoral de Geraldo Pereira” não aparece para mim. De todo modo, eu fiz o que falou e continua do mesmo jeito.

Se eles não aparecer é porque a opção que mencionei acima, na configuração da coleção já está definida. Neste caso a configuração deveria ser aplicada baseando-se nas configurações gerais do Taincan Item mesmo… mas que coisa, eu não consegui reproduzir aqui este erro. Você teria algum link que poderia nos passar para darmos uma investigada?

Olá @Alesbrum!

Andei investigando junto com o @marvila e tem sim um bug relacionado ao botão de download. Curiosamente o que este bug deveria causar é não mostrar o botão de download ou pelo menos mostrar ele fora do lugar correto, o que é diferente do seu cenário. Para tratar esta questão em particular eu arbi uma issue e deve estar corrigido na próxima versão:

Agora, olhando o seu site, realmente não vejo o botão de download. Nesta página por exemplo:

Mesmo passando o mouse por sobre o documento ele não aparece. O que aparece é aquele botão do canto superior direito que como comentamos acima não é do Tainacan e sim do visualizador de PDF do navegador.

Sobre o comentário que você fez a respeito do Eduplay na mensagem apagada, sugiro puxar este papo no tópico relacionado, mas adianto que de fato é algo que ainda precisa ser implementado: More options to render iframe documents · Issue #679 · tainacan/tainacan · GitHub

Oi Mateus, ok, fico no aguardo. Mas, para mim aparece o botão.

Obrigada e desculpa a confusão.

Oi @Alesbrum!

Este botão que você vê aí definitivamente não é o do Tainacan, é do seu visualizador de PDF do seu navegador. Inclusive eu nunca tinha visto esse em particular, seria do Safari, ou de algum outro navegador menos famoso?

Mas é isso, neste caso não é um comportamento que o plugin define.

Oi Mateus, sim. Imagino que seja do safari, mas ele só aparece porque a função download está disponível. Mas, entendo o que diz. Tomara que consigam resolver.
Obrigada.