Dúvida sobre migração

Gostaria de saber se é possível fazer migração do Donato para o Tainacan.

1 curtida

Olá! Eu fiz um experimento semelhante de extração dos dados do Donato para importação no Tainacan uma vez.

No caso, o processo de migração de maneira objetiva não foi possível porque não foi encontrada nenhuma forma de exportação completa dos dados do Donato, o sistema parece não ter uma forma objetiva de exportar o acervo completo ou fichas por exemplo.

O que fiz foi conectar com a máquina da instituição através de uma VPN, e através do Internet Explorer (meio de acesso a sistema), desenvolver um script de raspagem de dados web nas páginas dos objetos do acervo no Donato. Para as imagens encontrei o diretório das imagens e baixei todas elas com um script também, depois fiz um processo de tratamento de dados para identificar quais imagens pertenciam aso dados dos objetos.
Com os dados em uma planilha, e as imagens baixadas, foi possível importar o acervo no Tainacan e concluir a migração.

É realmente um processo complexo, mas foi a única maneira que encontramos de obter os dados do Donato de forma satisfatória.

2 curtidas

O Donato tem tabelas separadas
obras
artistas
bibliografia
coservação / restauro

Obras pode ser importado direto, criando os campos correspondentes usados
Artistas o mesmo caso

A tabela de relacionamento entre duas tabelas obra/artista obra/bibliografia, tem dois campos numéricos, o número da obra (atribuido pelo Donato) ao lado do número do artista (atribuido pelo Donato).
Minha indicação é criar um campo artista na tabela obra e fazer as substituições a partir da tabela de relacionamento numérico.

No Tainacan o Artista pode entrar como taxonomia (dai o numero de campos fica limitado a dois) ou como Coleção, permitindo criar os campos data de nascimento, data de morte, etc.

Isto baixando as tabelas do banco de dados Mysql

2 curtidas

Sérgio, obrigado pela sua colaboração. Eu não tinha o conhecimento sobre essa possibilidade de obter um MySQL. Você tem mais informações sobre como conseguiu encontrar/acessar esse banco de dados? Foi através de um SGBD, linha de comando?

Luis

Estou sem nenhum Donato aqui no momento, e trabalhei com isto em 2008. Mas deve ser mais ou menos assim. A instalação local deve ser C:/Donato, dentro deve ter um servidor apache e um mysql,
e a gente acessa as tabelas pelo phpMyAdmin.
Se tiver o arquivo sql de backup também dá, um pouco mais complicado.

1 curtida

Ah sim, entendi Sergio.
Obrigado por compartilhar, tenho recebido dúvidas sobre isso, vai ser bom adicionar essas informações.