Caro @vnmedeiros (sem querer ser chato, mas já sendo kkkkkkk),
Então meu camarada, ocorre que o arquivo deveria estar visível no viewer enquanto o editor/administrador faz o cadastro da publicação/postagem, independentemente de ser uma publicação privada ou pública, afinal, o editor necessita visualizar o arquivo que está vinculando. Essa questão da visibilidade, se privado ou não, deve-se ater apenas aos usuários do site (ou aqueles que não tiverem a permissão de edição), e não a seus editores e administradores.
Verifiquei aqui e nada consta referente a essa questão no .htaccess. Mas tudo bem, esse teste que você fez eu compreendo que neste caso está realmente estranho, mas não vejo relação com o problema que estou relatando, já que seu teste foi o de acessar um arquivo via URL, e o problema que relato trata da exibição/visualização do arquivo durante o processo de criação da postagem.
Resumindo tudo, a questão é "porque DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA PUBLICAÇÃO/POSTAGEM, o viewer está apontando para um arquivo na pasta pública quando no ato do upload o arquivo é vinculado a uma pasta privada (estou tratando de publicação do tipo pública). Após confirmação da publicação, o viewer passa a exibir o arquivo corretamente, pois neste momento, a pasta que estava com o prefixo deixa de ter este e o referenciamento de fato ocorre. Já no caso de ser uma publicação PRIVADA, o viewer não exibe o arquivo nem na tela de EDIÇÃO DA PUBLICAÇÃO/POSTAGEM.
O fato dos editores não conseguirem visualizar o arquivo durante o processo de criação da postagem não deveria ocorrer, pois a visualização serve inclusive como confirmação do arquivo a ser publicado.
Grato pela compreensão