Esconder parâmetros na URL

Boa tarde à comunidade Tainacan!

Temos alguma maneira de esconder os parâmetros (não sei exatamente se é este o nome) que aparecem após o endereço do item, ou até mesmo da coleção?
Seria toda aquela ‘turminha’ que vem após o ponto de interrogação na URL.

A utilidade? Nenhuma
É mais uma questão estética mesmo, principalmente no momento de compartilhar a URL, pois vem um turbilhão de informações e alguns de meus caros artistas se apavoram com o tamanho e acham que o acervo deles é mais complicado do que realmente é. Para se ter uma ideia: dos trinta e poucos artistas, só um decorou o nome do próprio acervo (que não é nada mais do que acervovivo.com.br/nome-artístico)…os outros acham que é tudo aquilo que aparece na URL.

Sem pressa para responderem, como disse antes, não é tão importante assim.

Marina

Oi @marinacdarosa!

Eu vou abrir uma issue pra isso. De fato, na página do item, aqueles parâmetros só tem uma utilidade: ajudar a construir os links de próximo e anterior. Eles só são adicionados quando você chega no item a partir da lista de item (pode ver, por exemplo, que se acessar o botão “Página do item no site” ele vai vir sem eles).

Realmente precisamos dele se quisermos manter a navegação de próximo e anterior compatível com a lista de origem do link, mas acho que faz sentido essa feature poder ser desabilitada porque nem todo mundo se importa com isso.

Issue criada: Add option to disable the "next" and "previous" query passed to the item link. · Issue #857 · tainacan/tainacan · GitHub

1 curtida

Olá Mateus! Penso que é mais do que as configurações de next and previous. São todos os parâmetros de configuração para montagem da página, como no exemplo abaixo:

…com.br/adriana-daccache/adcc00054/?order=ASC&orderby=meta_value&metakey=1007638&perpage=12&pos=3&source_list=collection&ref=%2Fadriana-daccache

Essa URL precisaria ser encurtada de alguma maneira

1 curtida

é que esta é a query necessária pra se perguntar quais seriam o “próximo e anterior”, no contexto de onde o link vem. Todos os parâmetros aí são necessários. Mas sim, também acho que o ideal seria poder encurtar isso

Talvez, uma solução mais “fácil” :innocent:, seria na barra de compartilhar, um link sem os parâmetros como no youtube.

Me confundi aqui, qual barra de compartilhar neste caso?

Aquela que fica no rodapé dos itens com as opções para redes sociais. A sugestão é acrescentar um item de link encurtado (ou limpo) nela.

Ahh entendi, nos links de compartilhar que o Blocksy gera. Sim, imagino que eles devem ter algum filtro que permita alterar esta URL pra versão que tem somente o caminho do item mesmo!