Fatal Error CSV

Boa tarde,

Estou tentando importar uma taxonomia via CSV e estou encontrando o seguinte erro:

[2023-02-03 18:01:41] Fatal Error: Error adding term 01 - Subsérie Entidades de Representação Sindical - Não foi possível inserir o termo no banco de dados.
[2023-02-03 18:01:41] Process aborted

O arquivo em questão é o seguinte:
Estrutura Greves.csv (17,2,KB)

Alguém saberia como resolver?
Agradeço desde já!

Olá @PMazza, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum!

Vamos tentar entende o que aconteceu aqui… Só pra confirmar, você está usando o Importador de Vocabulário CSV, certo?

Eu fui tentar importar aqui no meu e foi gerado um log de erros com a seguinte informação:

[2023-02-03 18:09:35]   erro=>[{"name":"Voc\u00ea n\u00e3o pode ter dois termos com o mesmo nome em um mesmo n\u00edvel"}]
[2023-02-03 18:09:35]   Fatal Error: Process aborted by Importer
[2023-02-03 18:09:35]   Process aborted

Este erro em particular acontece se você tiver algum termo filho com um mesmo nome. Não podem haver termos de mesmo nome no mesmo nível, mesmo que provenientes de pais diferentes.

Minto @PMazza!

Este não era o problema. Na verdade você pode ter termos com mesmo nome se forem de pais diferentes. Eu refiz o teste da importação aqui, porém desta vez configurei o “separador do CSV” nas opções do importador para ser “;” ao invés de “,”. Aqui pelo menos deu certinho:

Que estranho, mesmo alternando o delimitador o problema continua, no caso com outro termo:

Bloco de Citação
[2023-02-03 18:52:41] Fatal Error: Error adding term 001 - Dossiê Cartilhas - Não foi possível inserir o termo no banco de dados.
[2023-02-03 18:52:41] Process aborted

Será que é algum problema do meu site aqui? Irei ver se há alguma atualização do Tainacan pendente para ser instalada.

@Edit
Quanto tento cadastrar manualmente no lugar que era devido, apresenta-se o seguinte erro:

Erro 500!

Aconteceu um erro interno no servidor. Este erro pode ocorrer por várias razões, e uma descrição mais detalhada pode ser encontrada nos registros de servidor. Tente contatar o administrador e prover informações sobre o momento em que o erro ocorreu.

Detalhes da requisição: /taxonomy/160802/terms/

Uhm… pode nos mandar os erros de servidor para darmos uma olhada @PMazza? Erros 500 assim costumam gerar logs mais detalhados lá.

Desculpe a demora, @mateus.m.luna, não sou o administrador do site então meio que estava me aventurando nos arquivos.

Localizei o seguinte log:
error_log.zip (1,3,KB)

Creio que a parte que nos interessa está logo no final do arquivo, pelo o que pude entender.

bom dia,
@PMazza pelo log me parece que foi algum problema ao tentar gravar os dados na base de dados do mysql. Você consegue salvar esse termo “01 - Subsérie Entidades de Representação Sindical” usando a interface do Tainacan, sem utilizar o importador?

Bom dia, @vnmedeiros, não consigo salvar pela interface do Tainacan, apresenta o mesmo erro.

@PMazza isso acontece para qualquer valor que você tente? se você remover os caracteres especiais, pontuações, acentos, etc… o erro persiste?

@vnmedeiros, o erro ocorreu com 2 termos por enquanto: “001 - Dossiê Cartilhas” e “01 - Subsérie Entidades de Representação”.

O que ocorre é que o Tainacan não cadastra esses dois termos somente em uma determinada relação “pai>filho”. No caso do “001 - Dossiê Cartilhas”, quando os termos pai são “02 - SEÇÃO ACERCM | Arquivo de Memória Operário do Rio de Janeiro >>> 03 - SÉRIE ForSin | Formação Sindical >>> 01 - Subsérie Entidades Religiosas”, ele não me deixa cadastrar, mas se eu tentar cadastrá-lo em outro termo pai, ele deixa sem problemas.

Sobre o “001 - Dossiê Cartilhas”, testei algumas variações:

VARIAÇÕES QUE O TAINACAN ACEITOU:
001DossieCartilhas
001 - Dossiê Cartilha

VARIAÇÕES QUE O TAINACAN NÃO ACEITOU:
001 - Dossie Cartilhas
001 Dossie Cartilha
001 Dossiê Cartilha
001 Dossiê Cartilhas

@PMazza meu palpite é que seja um problema na configuração dos encondig/collate do banco de dados.
você consegue tentar fazer a inclusão desses termos diretamente no MySql para a gente ter certeza que seja nele ou não?

acho que esse post aqui pode ter alguma relação:

@vnmedeiros, vou passar a questão para o nosso webdesigner e retorno aqui após ele mexer no site, obrigado!

@vnmedeiros, nosso webdesigner não consegue cadastrar diretamente o termo “001 - Dossiê Cartilhas”, mas ele conseguiu fazendo o seguinte:

Cadastrou o termo “001 - Dossiê Cartilhas 01”
Renomeou o termo “001 - Dossiê Cartilhas 01” para "“001 - Dossiê Cartilhas”

Dessa forma ele conseguiu cadastrar o termo. Alguma ideia do que pode ser?

Estranho isso, o banco retornou qual erro ao tentar cadastrar na primeira tentativa?

@vnmedeiros e @mateus.m.luna, descobrimos o problema:

A interface do Tainacan não está permitindo cadastrar dois termos com nome idêntico mesmo que eles sejam de pais diferentes.

O @mateus.m.luna disse que o termo pode ser igual portanto que ele seja de pais diferentes, mas a interface do Tainacan não me deixa cadastrar o segundo termo idêntico se ele e o primeiro estiverem em uma posição análoga. Segue o exemplo:

CADASTRAMENTO ACEITO PELO TAINACAN
TERMO PAI 01
TERMO PAI 02
TERMO PAI 03
001 - DOSSIÊ CARTILHAS
TERMO PAI 01a
TERMO PAI 02b
001 - DOSSIÊ CARTILHAS

CADASTRAMENTO NEGADO PELO TAINACAN
TERMO PAI 01
TERMO PAI 02
TERMO PAI 03
001 - DOSSIÊ CARTILHAS
TERMO PAI 01a
TERMO PAI 02b
TERMO PAI 03b
001 - DOSSIÊ CARTILHAS

Quanto a esse último caso, se eu cadastrar via interface o termo “abcde” com slug “abcde” e depois alterá-lo para “001 - Dossiê Cartilhas”, a alteração é concluída com sucesso e o slug permanece como “abcde”, o que leva a crer que o problema talvez seja em relação ao slug.

Contudo, se eu cadastrar via interface o termo “abcde” e alterar direto na database tanto o termo para o “001 - Dossiê Cartilhas” quanto o slug para “001-dossie-cartilhas” (ambos iguais aos do outro 001 - Dossiê Cartilhas), a alteração é concluída sem problemas.

Não sei se ficou claro via texto, posso ilustrar com imagens também.

sim não se pode ter slugs iguais, ele é utilizado para referenciar os termos de forma única.
É possivel ter termos com o mesmo nome em ramos diferentes da hierarquia, porem cada um desses termos vai ter um slug diferente, exemplo:

@PMazza o problema então está ao utilizar o importador ele não criou, os termos com slugs diferentes?

fiz a importação do CSV enviado como exemplo também aqui e a importação ocorreu sem problemas:

Estranho esse comportamento. Qual é versão do Tainacan que vocês estão utilizando?

*meu palpite, talvez esteja acontecendo um conflito com o slug de outras taxonomias…

Estamos usando a versão mais recente. É realmente estranho, porque eu criei uma taxonomia teste igual você fez e apliquei o que descrevi acima, e consegui cadastrar os termos filho sem problema,
mas quando tento na “real”, dá problema!

Tambem acho que seja um conflito entre slugs, mas só na hora do cadastramento, pois editando os slugs na database e os deixando idênticos não dá problema.

Seguem as imagens:



Tentei criar o termo “001 - Dossiê Relatórios Analíticos”, mas o Tainacan não me deixou. Então criei o termo “bandeira tainacan” e fui na database alterá-lo e deu tudo certo.








esse cenário aqui foi criado pelo Tainacan? com esse 4 slugs iguais?

Sim, foi criado pelo Tainacan.