Hiperlinks e Hipertextos nas descrições de taxonomias

Hoje uma usuária do Tainacan me reportou o incomodo de não conseguir gerar links nas descrições das taxonomias, nem inserir links em textos dentro da descrição da taxonomia (Ctrl + K).
Os links escritos nesses campos não são clicáveis e viram textos comuns.
Seria possível inserir essa função? Acredito que possa ser útil em vários casos de uso!

Oi @suelanesilva!

Nas últimas versões estamos barrando a inserção de links em campos em geral no Tainacan devido à brechas de segurança que isso causa (antes, qualquer tipo de html escrito ali valia):

Por isso está planejado para a próxima versão (não a 0.18, mas possivelmente a 0.18.1 ou a 0.19), a existência de um campo que permita formatações básicas como links, negrito, itálico, tanto para metadados em geral quanto para descrições de termos e de coleções:

1 curtida

Em resumo: infelizmente não rola por enquanto, mas estamos sabendo que é um problema e vamos focar nisso em breve :wink:

1 curtida

O que pode fazer, ao invés de permitir HTML, é fazer igual acontece em outros campos.

A gente checa por padrões (começa com http, ou www) e, se parecer uma URL, a gente adiciona um link na visualização. Tem um método pra isso já. E só se aplica a visualização. O link (HTML) não fica salvo no banco

2 curtidas

Boto fé, não sei bem pq não está assim já nos termos, na coleção já permitia… mas estamos discutindo inclusive de ter um editorzinho básico nestes campos…

Outra treta também é que removendo os HTML tiramos as possibilidades de gambiarra que algumas pessoas vinham fazendo de inserir iframes nos campos de texto. Para os metadados, a solução foi criar o metadado tipo URL. Para o documento, estamos com uma issue aberta pra permitir “forçar” o uso de iframe caso o Documento tipo URL não consiga gerar o oembed:

1 curtida

Eu tenho tentando criar hiperlink nos textos do documento cadastrado na coleção e não consigo. Antes eu fazia a conversão do link em um texto e era bem tranquilo. O TAINACAN não está permitindo mais. Ai temos que jogar o link direto no texto, é ruim porquê a estética fica péssima.

1 curtida

Sim @MEIO_ECI, a inserção de HTML foi bloqueada por questões de segurança no Tainacan 0.18. Para resolver para quem estava usando o recurso antes, estamos caminhando com três soluções:

  1. O plugin de metadado tipo URL (que permite que sejam incorporados conteúdos via iframe) e que já está lançado, no caso.
  2. A opção de incorporar elementos no documento tipo URL, como mencionei na issue acima, que está planejada para a versão 0.18.5;
  3. A inserção de um editor básico nos campos de texto simples e textarea, permitindo que sejam inseridos no mínimo links, itálico e negrito. Temos issue aberta pra este também, que acredito que é o que vai resolver seu dilema. A previsão está para a versão 0.19, o que eu estimo que deva sair por volta de final de Setembro a início de Outubro…
1 curtida