Máscaras no metadado tipo Texto Simples

Boa tarde, queridos!

Mesmo com pouquíssimo conhecimento em javascript fiquei muito empolgada com a possibilidade, acessei link indicado Imagemsk jv e fiquei com algumas dúvidas sobre o funcionamento da nova ferramenta, vocês possuem alguma indicação de material além do link disponível no campo de edição de metadado e/ou algum exemplo do Máscara de Campo em uso no Tainacan?

Fiz alguns experimentos malsucedidos mas quero continuar testando a ferramenta para modulação alguns campos de texto simples para preenchimento de números de registro de coleções, CPF, CNPJ e outras informações com padrão numérico e/ou alfanumérico.

Já deixo um agradecimento pelo apoio!
Valeu pessoal :orange_heart:

1 curtida

Olá @barbaradejesus_sabiacultural, tudo bem?

A funcionalidade ainda é um pouco nova e talvez seja mais limitada do que as pessoas esperam. O link ali mostra como a biblioteca que usamos monta seus padrões. Mas a biblioteca em si oferece mais possibilidades, o que queremos é que vocês possam fazer o básico, sem ter que usar nada que demande JavaScript, apenas pela configuração do campo mesmo. O que é possível hoje:

  • Mascaras com quantidade de caracteres fixos, onde há distinção entre letras, numéricos e símbolos.

Então por exemplo, algumas configurações possíveis:

  • Máscara para CPF: 000.000.000-00;
  • Máscara para CNPJ: 00.000.000/0000-00;
  • Máscara para Telefone com 9 dígitos e ddd: (00) 00000-0000;
  • Máscara para data só com mês e ano, caso não seja interessante guardar em um metadado de data que exige dia: 00/0000;
  • Máscara para dinheiro, se definido um valor máximo de casas definido do lado esquerdo: {R$}000,00;

Note que as limitações vão muito no sentido de haver ou não certo caractere, por isso as quantidades fixas. Também não há como limitar os conjuntos mais do que números vs. letras (por exemplo, só aceitar certos números). Email por exemplo, é algo bem mais complexo que ele não consegue emular.

1 curtida

Mateus, eu estava tentando criar o código e jogar no preenchimento “Máscara do campo”, dificultando a minha própria vida, hehe.

Muito obrigada pelo esclarecimento, funcionou perfeitamente, vou explorar as demais possibilidades! Mesmo com restrições a função é excelente e restringe erros de preenchimento, o que pra mim enquanto museóloga é fundamental.

Resultado:

Parabéns pelo trabalho, vocês são incríveis :orange_heart:

1 curtida

Hahhaha ah sim, o placeholder não restringe a entrada dos dados, apenas serve pra dar uma sugestão visual. A máscara já acaba bloqueando a inserção de alguns caracteres e inserindo outros.

1 curtida