Não é mais possível cadastrar zero a esquerda em metadado numérico

Olá a todos.
Gostaria de relatar uma situação que está ocorrendo após a última atualização.
Eu estava cadastrando todos os itens abaixo de quatro digitos com zeros a esquerda, porém agora não é mais possível cadastrar zero a esquerda no metadado numérico.
Não sei se isso foi reportado por alguém como um bug, mas pra mim era uma feature, cadastrar assim facilita na busca e na filtragem.
Seria possível retornar esse tipo de preenchimento numa próxima atualização?
Obrigado.

Olá @clisio, tudo bem?

Olha não é bem um bug… o campo de entrada de número que estamos usando na última versão foi colocado para podermos usar as novas opções de definição “mínima” e “máxima” e ele tem este comportamento mesmo, de não salvar 0s à esquerda… porque de fato, se o dado guardado é um número, o 0 não deveria ser necessário… Agora, tanto a busca quanto a filtragem continuam podendo ser utilizada, inclusive a ordenação que irá respeitar o tamanho.

Neste caso em particular, este metadado “inventário”, representa algo quantitativo ou é mais um código mesmo? Porque se for tipo um código, este metadado me parece ter mais sentido com um metadado tipo texto simples. Inclusive com o tipo texto simples você poderia usar a nova opção de máscara se quiser definir por exemplo, que o campo sempre tenha 4 números ou outra quantidade fixa.

Olá @mateus.m.luna , agradeço a rápida resposta.
Realmente, esse metadado poderia ter sido um texto simples, pois ele só representa o código de cadastro do objeto.
Infelizmente vou ter que me acostumar assim agora, pois tem quase mil objetos cadastrados e não é possível alterar o tipo do metadado. :sweat_smile:

Obrigado.
T+

Isso você poder resolver com uma re-importação.

  • Crie um novo metadado para o inventário, desta vez Texto Simples;
  • Exporte a sua coleção em CSV;
  • Na planilha CSV gerada, exclua todas as colunas exceto a special_item_id e as duas versões do metadado inventário;
  • Copie todos os valores da versão do metadado inventário numérico para a coluna da nova versão em texto simples. Se quiser aproveita pra adicionar os zeros aqui usando a formatação da planilha;
  • Importe a planilha editada usando desta vez o Importador CSV. Lembre-se de no formulário do importador selecionar a opção de “Atualizar itens”. Ele vai suar a informação do special_item_id para atualizar ao invés de criar novos itens.
  • Lembre-se de mapear corretamente as versões dos metadados antes de rodar a importação;
  • Concluída a importação, remova seu metadado antigo :slight_smile:

Opa, show de bola, vou ver se consigo fazer dessa forma.
Eu já tava no banco de dados adicionando os zeros manualmente. :rofl:

A solução quie uso é tratar como texto, colocando um prefixo de letras, exemplo MAS00234 e testar o ordenamento … funciona bem