Metadado do tipo composto não é listado no relacionamento

Olá. Estou fazendo um relacionamento entre itens de coleções diferentes e nos campo “Metadados do item relacionado exibidos”, metadados do tipo composto não estão sendo incluídos nesta lista de opções. Isso realmente não é possível ou tem alguma forma de contornar essa situação?

1 curtida

Oi @tigurio. Infelizmente hoje não é possível mesmo.

Não tenho 100% de certeza se limitamos isso por uma questão de performance ou mais de complexidade visual mesmo. Se for o segundo caso, podemos abrir uma issue para implementar, mas queria confirmar com o @vnmedeiros se ele lembra a razão.

1 curtida

Então cara. Se for analisar, isso deixa essa questão do relacionamento bem limitado. Se eu só tiver dados compostos num item, não teria como relacionar a este!
Obrigado pelo feedback.

Salve @tigurio!

Conversamos aqui. Embora isso possa impactar sim na performance (pensa que em uma requisição de itens, está se fazendo uma requisição pelos metadados do item e olhando para cada valor do metadado de relacionamento, está se fazendo uma nova requisição por metadados daquele item…), acreditamos que o impacto não é tão maior do que o que já é causado por ter os outros metadados habilitados. Então tá aqui a issue:

Como não é muito complexo, acredito que conseguimos soltar com a 0.19. Nossos planos são de soltar a versão de testes já semana que vem.

Mas fica a dica, tem que usar com parcimônia!

1 curtida

Detalhe que não vamos permitir que o Composto seja o “Metadado de Busca” da relação. Estamos falando dos “Metadados do item relacionado exibidos”.

Obrigado pelo feedback. Uso com parcimônia nem sempre estará ao meu alcance kkkkk. Nesse projeto que estou atuando no momento, o cliente tem coleção com mais de 30 metadados do tipo composto, cada um com uma média de 10 sub-metadados.

Então… sei que é difícil mas é responsabilidade nossa, na hora de planejarmos os dados (o tal cientista de dados aí hehehe) pensarmos nessa estrutura com carinho e dar uns nãos pro cliente. Porque por mais que sejam feitos ajustes de performance, que se obtenha mais recursos de hardware… tem coisas que não se resolvem, ou que pelo menos poderiam ser muito mais simples.

Em particular me preocupa bastante o uso excessivo de Metadados Compostos em Coleções, quando estes tem toda a cara de uma “Seção de Metadados”. Infelizmente, não tivemos antes condições de priorizar essa funcionalidade, mas acredito que com a 0.19, vamos finalmente poder nos livrar dessa herança do uso errado do composto (nosso mea culpa aqui de não termos conseguido trazer isso antes).

Porque essencialmente, se o que você quer é separar visualmente seus metadados, pra organizar eles, o que você precisa é de uma seção. O metadado composto me parece fazer muito mais sentido quando ele é, por exemplo, múltiplo e o valor 1 do metadado filho 1 só faz sentido existir vinculado ao valor 2 do filho 1. Ou em situações que semanticamente as informações são separadas, mas elas tendem a precisar ser mostradas realmente juntas, como em endereços.

1 curtida