Olá comunidade, estou trabalhando em um projeto de cooperação internacional que objetiva desenvolver um acervo digital do Centre Artistique International Roy Hart. Depois de verificarmos as tipologias documentais, optamos pelo Tainacan, pois é a plataforma que conheço e que atende aos requisitos do acervo. A questão é que o Ministério da Cultura da França exige que usemos o EAD para descrever os documentos, a pergunta é: por ser código aberto, sei que é possível implementarmos o suporte a esse padrão, mas alguém aqui já fez esse tipo de customização? Como isso pode ser implementado, via API do Tainacan? Desculpem as dúvidas, é que não gostaria de abrir mão do Tainacan e não gostaria de usar outros sistemas como o Atom ou o Omeka S. Obrigado.
bom dia @roosewelt.
Projeto parece ser muito interessante, uma resposta olhando por cima e sem ter muito conhecimento sobre o problema, seria “sim” é possível customizar o Tainacan para atender essa demanda, penso que poderia ser realizada por alguns meios, sem a necessidade de criar um fork do projeto que é uma trabalho maior, creio eu:
→ Desenvolver um expositor que saiba traduzir uma coleção do Tainacan em registros para o EAD
→ Utilizar hooks e filters existentes no Tainacan para transformar os dados (das resposta da API por exemplo)
Eu não conheço o modelo EAD (confundi com ensino a distancia em um primeiro momento hahaha) para poder responder melhor sua duvida seria preciso levantar quais os requisitos que a padronização do EAD tem que seguir, fazendo uma pesquisa rápida vi que é necessário a existência por exemplo de uma “estrutura hierárquica” que pode ser um ponto que dificulte a implementação no Tainacan.
Se conseguir descreve os principais pontos sobre o modelo de padronização podemos pensar em alternativas.
Boa tarde,
Obrigado pela resposta Vinicius. No momento estamos criando coleções e metadados de acordo com as regras ISAD(G) e ISAAR (CPF), tarefa nada fácil e conforme for tentaremos implementar o EAD/EAC. Outra questão que nos ocorreu foi criar taxonomias conforme a especificação SKOS-Core.
Abraços.
No sentido dessa questão de modelagem de dados de acordo com um padrão @roosewelt sugiro você que tem o conhecimento nele ir tentando replicar os metadados e taxonomias usando os recursos existentes hoje no Tainacan, daí ir trazendo limitações que você encontrar pra gente. Talvez muita coisa possa ser alcançada já através da configuração manual e outras precisem do desenvolvimento de um expositor dedicado, como o Vinícius mencionou