Tamanho da hospedagem

Boa tarde, tudo bem? Por favor, estamos contanto um servidor para colocar o Tainacam, que será um subdomínio do nosso site, que tamanho seria bom?

Olá @Jean_Camoleze, seja bem vindo!

Então, esta é uma pergunta bem complicada porque depende de diversos fatores. Podemos fazer algumas estimativas baseando-se na quantidade de itens e de metadados que sua coleção vai ter, mas o que realmente impacta mais na questão de espaço para sua hospedagem é quantos arquivos e quais tipos serão usados.

Ter uma coleção de milhares de notas textuais por exemplo, pode ocupar um espaço muito pequeno, enquanto uma coleção com alguns vídeos e imagens em alta resolução já pode chegar nos limites de alguns planos.

Nossa Banco de Dados, terá aproximadamente 30 000 itens e em torno de 60 metadados. Nosso acervo é dividido em parte documental e em livros. Sendo aproximadamente 10 mil livros e os demais documentos. Gostaríamos de inserir imagens, mas isso ficará para um segundo momento. Vídeos serão algo bem esporádicos

Faça um calculo de uma média de tamanho geral. Assim vamos conseguir mensurar plano de hospedagem adequado. Veja quanto KB vão ser cada item desse.

Atualmente o banco de dados (CSV) esta com 596 kb tendo aproximadamente 6521 itens, mas sem imagem. Dessa forma, fazendo um cálculo aproximado cada item teria 1B, porém adicionando foto 116 KB e mais uma folga teríamos um total de 120 KB, multiplicando por 30 mil, o valor seria de aproximadamente de 5GB. Realmente, não sei se esta certa a conta

Jean, é importante lembrar que quando você faz o upload de uma imagem para o WordPress ele cria diversas versões (tamanhos, qualidade) dessa imagem. Essas versões são exibidas em diferentes contextos do WordPress, por ex. miniatura, banner, imagem original…

Em alguns testes consegui identificar que o WordPress criou 9 versões de uma única imagem e em outros casos 2 versões. Esse número varia muito. Vai depender da qualidade das sua imagens, cores (se é p&b, colorido) e formato, por exemplo.

Diante de tantas variantes, qual seria o tamanho seguro de hospedagem?

Difícil estimar sem ter ideia das características do conjunto de imagens que você pretende associar aos itens.

Se você pretende importar só imagens png, sem serem de alta resolução, de baixa variação de cores, vale considerar pelo menos 2x o tamanho do conjunto de imagens.

Contratei um serviço de 200 Gb SSD. mais servidor dedicado. plano fica bem em conta e você vai conseguir salvar tudo. No meu caso tenho mais de 50 mil arquivos em PDF para armazenar. Futuramente você pode pedir expansão.

Pessoal, muito obrigado pelo auxílio e sabendo que posso expandir fica mais fácil a escolha. Abraços