Numa oficina da potencialidade do nosso acervo digital do Museu da Maré em sala de aula surgiu a ideia dos professor@s de fazer um aplicativo que possibilita o acesso ao acervo digital offline. Isso possibilitará o uso em escolas e espaços educativos onde não existe conexão de Wifi, realidade comum na periferia. Já foi pensado alguma coisa nesse sentido ou existe uma possibilidade de salvar o acervo para acessar offline?
Embora na nossa área seja difícil dizer algo como “não dá”, o que eu posso adiantar é que acesso offline seria um recurso cuja complexidade é muito maior do que diversas outras coisas que já imaginamos ou desejamos para o plugin.
Em especial, é importante considerar que tanto o Tainacan quanto o WordPress são ferramentas para gerir o conteúdo de sites. Os seus dados estão hospedados na nuvem e o código que monta, exibe, processa estes dados também está em grande parte, na nuvem. Ver e editar estes dados offline implicaria em ter uma réplica disso tudo no seu celular, o que de certa forma foge de todo o propósito de disponibilizar online. Mas isso esconde por trás uma complexidade técnica enorme, inclusive em termos de linguagem e quais tipos de banco de dados rodam nos nossos celulares em comparação às tecnologias que usamos para montar coisas na web.
Considerando isso, eu realmente considero inviável uma adaptação para um cenário de gestão do acervo com nossas ferramentas de forma online. No que diz respeito ao acesso de “visualização”, ou seja, navegar pela parte pública, bom, aí com muito, MUITO esforço, acho que alguém poderia desenvolver uma solução que buscasse em uma versão baixada do banco usando a API. Tem experimentos bem legais sendo feitos para se rodar o WordPress localmente ao invés de usando um servidor (WordPress Playground). Com eles e um pouco de engenharia por trás, poderia se imaginar um cenário onde este recurso seria possível. Mas infelizmente é isso, está muito longe da nossa realidade ainda.
O que temos hoje são as ferramentas de exportar. Nas listas de itens você tem o botão de “Ver como” e com acesso administrativo você pode exportar. Nenhum destes porém vai te oferecer imagens e vídeos baixados, ou páginas montadas bonitinhas como na web. É importante entender que existem razões técnicas pra isso também. Ter um botão que ter permita baixar tudo de uma vez do seu acervo significa que as pessoas poderiam com um clique fazer com que seu servidor executasse um processo pesadíssimo e que poderia demorar tempo considerável a depender do dado de vocês. Por isso temos limitações como a paginação e a disponibilização de acesso aos documentos e anexos a partir dos links: o Tainacan precisa rodar em múltiplos cenários, desde nuvens baratas que as pessoas podem contratar de forma mais acessível até servidores mais poderosos. Neste sentido temos sim vontade de evoluir as maneiras de se exportar (como em PDF, que sabemos que é algo bastante desejável), mas ainda estamos sem braço para atender essa demanda.
@Olejoe existe a possibilidade de uma instalação do xampp portátil em um pendrive, com uma cópia de backup da versão online, para rodar em pc, um pouco lento mas funciona.
Uso o All-in-One WP Migration and Backup – WordPress plugin | WordPress.org
bara backup do BD e baixando as midias por FTP.
Se quiser marcar uma conversa posso te dar umas dicas
Muito obrigado pelas respostas! Eu sei que de alguma maneira é contra a ideia principal de disponibilizar online e imagino que isso não é uma prioridade no desenvolvimento do TAINACAN. A versão do All-in-One parece interessante!