Acervo multilingue

Olá, pessoal! Estou trabalhando em um projeto cujo objetivo é oferecer um acervo que inicialmente contará todas as coleções em 3 idiomas: português, inglês e francês. Ou seja, cada item de coleção deve ter os metadados nos três idiomas.

Nas pesquisas que fiz só encontrei possibilidades de traduzir todo o WordPress + Tainacan para outro idioma e não de possibilitar a leitura e indexação do acervo em diversos idiomas.

Alguém já teve alguma experiência em relação a acervos em diversos idiomas?
Agradeço se tiverem sugestões!

Muito obrigada. =)

Olá @ArianeCor, seja bem vinda ao nosso fórum!

Esta é uma questão que vem batendo à nossa porta já faz um tempo. Infelizmente, não temos uma solução pra ela ainda. O próprio WordPress tem no seu roadmap a ideia de oficializar isso de um conteúdo poder ter versões diferentes por linguagem, mas é algo que está nos planos deles pra depois da versão 6.0. Do nosso lado o que temos encontrado realmente de solução é:

  1. Usar um plugin de tradução automática para mostrar o conteúdo em diversas línguas (não resolve a questão da indexação);
  2. Ter coleções diferentes, uma pra cada linguagem e daí oferecer para usuário diferentes links a depender da linguagem dele (neste sentido, plugins como o WPTranslate e o Polylang permitem ter páginas pra cada língua, com conteúdos diferentes. Assim pelo menos a indexação fica resolvida. Os documentos não precisam ser duplicados, porque podem ser referenciados pela URL, mas os anexos acho que não teria como…
  3. Ter realmente uma redundância de metadados e por alguma estratégia, exibir apenas alguns de acordo com a linguagem escolhida. O problema é que hoje essa estratégia só tem como definir por código mesmo. Não é algo complicado pra quem sabe um pouco de PHP eu posso dar os caminhos das pedras, mas enfim, não é super intuitivo. A ideia é que ainda este semestre lancemos um recurso chamado “Sessões de Metadados” que vai ajudar pelo menos a agrupar estes metadados de maneira mais fácil.

Enfim, é o que temos por hoje, podemos discutir estas estratégias, talvez alguém aqui possa ter mais ideias também. Queremos sim fazer uma solução oficial para isso no plugin, mas eu esperaria o andar da carruagem do lado do WordPress antes.

2 curtidas

Muito obrigada, @mateus.m.luna! Sua resposta me ajudou bastante.
Vou estudar essas recomendações e depois retorno para comentar a solução que foi escolhida pela equipe do projeto.

1 curtida

Olá @ArianeCor, eu estou desenvolvendo um projeto que tem o acervo em 2 idiomas. Fiquei curioso para saber como a tua equipe resolveu esse problema. Pode comentar sobre? Teu projeto tem um site público que eu possa visitar para ver o resultado?