Alteração do tipo de campo de metadado

Olá, tenho em uma coleção um metadado do tipo numérico, mas eu precisava que essa informação passasse a receber texto também. Consigo alterar o tipo de um metadado depois dele criado (e já estar com vários registros)? É uma mudança de numérico para texto simples, mas não encontrei onde (e se posso) fazer isso.

Muito obrigado.

1 Like

Olá @Lucas_Junqueira, tudo bem?

Infelizmente não há uma maneira de se fazer isso automaticamente. A razão é porque o tipo de dado influencia muito. De numérico para texto parece simples, mas imagine casos como o Composto, Geo, Taxonomia, etc… De modo que a sua solução seria:

1. Criar um metadado tipo texto simples;
  2. Exportar toda sua base via CSV;
  3. Em algum editor de planilhas, copiar o conteúdo da coluna do numérico para a coluna do textual;
  4. Re-importar a planilha via importador CSV. Você pode inclusive só importar na planilha as colunas do special_item_id, que é o que vai permitir que seus itens sejam atualizados ao invés de recriados) e a coluna onde vai estar o metadado textual, lembrando é claro, de selecionar ele na etapa de mapeamento.
1 Like

Imaginei que fosse o caso mesmo, mas sabe aquela esperança por ser um tipo de conversão fácil, pois é, hehehe… A base, infelizmente, tá bem complicada de mexer assim. Sabe se é possível fazer algum ajuste direto no banco de dados pra mudar esse tipo de dado, já que é algo “compatível”? Trabalhar em banco de dados é tranquilo pra mim, sabendo onde a informação está.

Ah rola sim. @vnmedeiros dá uma orientação aqui quando puder?

@Lucas_Junqueira é possível fazer uma alteração sim direto na base, mas acho que isso pode gerar alguns efeitos imprevisíveis. Se quiser arriscar posso passar o caminho aqui…

Oi, Vinicius, tudo bem?
Uai, quero sim. É uma base que já vem sendo trabalhada há algum tempo e vai ser difícil fazer de outra forma. Vou fazer uma cópia e testar a mudança nesse backup. É uma mudança que acho possível, de um campo numérico para um de texto.