Preciso mudar metadados "de repositório" para "de coleção"

Boa tarde!
Quase um ano atrás criamos uma Coleção (achávamos que ia ser a única) e, por desconhecimento, todos os metadados foram criados como “de repositório”.
Agora preciso criar uma nova coleção (com outra estrutura) e não quero herdar aqueles metadados.
Como faço para mudar os metadados “de repositório” para “de coleção”?

Socorro!

Olá @Adufrgs-Sindical, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum!

Infelizmente não há uma forma de mudar automaticamente um metadado nível repositório para um nível coleção (imagine as implicações que isso traria já existindo várias coleções… uma dor de cabeça heheh).

O que você pode fazer é atualizar sua modelagem com um fluxo de importação.

1. Crie os metadados desejados no nível coleção;
  2. Exporte via CSV toda a coleção;
  3. Em um editor de planilha, migre os valores das colunas dos metadados de repositório para as respectivas colunas dos metadados de coleção.
  4. Re-importe os dados via importador CSV, lembrando-se de usar a opção de atualizar itens (ao exportar, cada item tem uma coluna special_item_id, assim o importador sabe que não precisa criar aquele item mas sim importar.
  5. Verifique se os dados foram atualizados nos metadados de coleção e remova os metadados de repositório.
1 curtida

Lembrando que há uma opção também usando edição em massa… você pode selecionar os itens e então marcar, metadado a metadado, qual você quer “copiar os valores de” e então escolher o metadado de origem… mas acredito que o caminho da planilha seja mais simples.

1 curtida

Boa tarde!

Para além dessas sugestões do Mateus, é possível fazer a criação da coleção desejada, pegar os metadados herdados e colocar eles numa seção privada, depois desligá-los.

Acho que aí depende um pouco de tomarem a decisão quanto à coleções futuras… se realmente esta nova é a única que não vai usar os metadados repositórios ok. Mas se podem surgir novas seria melhor logo migrar pra um padrão novo.

Lembrando que a partir do momento em que temos mais de uma coleção pode-se analisar se não tem alguns destes metadados que de fato podem ser mantidos nível repositório para que as listagens de todos os itens do repositório e todos os itens do termo de taxonomia também tragam aqueles metadados e filtros.

Acho que entendi…
Depois vou ter de recriar as páginas de consulta e filtros para esses novos campos.
Parece viável, embora sempre pareça estranho “consertar avião voando”.

Quanto a Criar os metadados no nível coleção, vou criar dentro da coleção já existente os metadados com as mesmas propriedades e o mesmo nome, é isso?
Daí quando exportar, o CSV vai ter colunas com mesmo nome e uma cheia e outra vazia, transporto o conteúdo, salvo e importo novamente, atualizando campos.
Valeu!!
Daqui a pouco vou postar outro tópico que também vou precisar de ajuda.
Assim que terminar de migrar confirmo aqui.

Acho que não tem outro caminho considerando que é mudança da modelagem da estrutura de dados. Mas desde que você faça pelo caminho da exportação e comando o cuidado de manter os dados anteriores… pode fazer um teste pequeno antes, com algumas linhas de itens só. E mantendo os metadados novos privados, por exemplo. Ou até mesmo simular em uma coleção nova e privada, criada a partir de uma exportação da atual.

Isso mesmo :slight_smile:

1 curtida

Hmmm… Posso ter duas coleções usando os mesmos documentos/anexos? Sem duplicar tudo?

Não, por conta da privacidade. Um anexo está vinculado à um item apenas, se ele estiver privado o arquivo estará privado. Mas assim, isso de usar outra coleção como eu sugeri foi só pra você fazer testes mesmo, investigar se o processo de migração da modelagem estiver dando certo…

1 curtida

OK. Só me preocupei sobre ter de importar tudo novamente… Mas se o ID vai ser mantido, os attachments e documents também vão… só os campos de coleção é que vão receber valor.
Na coleção de teste não vou ter os anexos e documentos. Acho que entendi.

Ah sim, desde que estejam na mesma coleção e nos mesmos itens. O que importa para o anexo é que ele esteja vinculado na pasta do item dentro da pasta da coleção.

Este tópico foi fechado automaticamente 60 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.