Quero compartilhar aqui uma experiência que tenho tido com as instalações Tainacan que fiz e administro. Percebi que algumas começaram a ter muitas tentativas do uso da API. Pensei num primeiro momento que era algum tipo de ataque. Analisando os IPs, vi que pertenciam a redes ligadas a empresas de tecnologia pelo mundo. A minha suspeita é que são robôs buscando conteúdo para plataformas de inteligência artificial.
Configurei sim. As aplicações voltaram a ficar estáveis. Seria uma boa recomendação para a comunidade que não quer que seus acervos alimentem gratuitamente plataformas que vão lucrar de forma escalar.
Tive um relato em instalações para alunos em ambiente universitário de alto tráfego pelo uso indiscriminado de plugins, alguns monetizavam em segundo plano…
Não deve ser seu caso
Oi Sérgio, vc poderia listar quais plugins eram? Muitas das instituições acabam usando o mesmo wordpress para publicar conteúdos e eu não tenho mto controle. Posso alertá-los a evitar.
Márcio, foi relatado por um participante de um curso que dei uns dois anos atrás, vou tentar localizar o colega, se conseguir aviso aqui.
Mas deve ser plugin ou tema usado de forma indiscriminada pelos alunos, sem análise do desenvolvedor, número de usuários, avaliações…
Costumo separar o Tainacan em outra instalação, isolando do site para melhorar a performance, e evitar ao máximoo uso de muitos plugins…