Ao utilizar "regras da seção condicional" para habilitar uma seção, eu não consigo criar campos obrigatórios ou de valor único nas seções

Ao utilizar “regras da seção condicional” para habilitar uma seção, eu não consigo criar campos obrigatórios ou de valor único nas seções subsequentes apresentando o erro em anexo. Como resolver?

Captura de Tela 2023-08-20 às 19.00.51

Olá @leandroguedes, tudo bem?

O erro deveria ser exibido de forma mais clara, com certeza, mas isto é uma limitação que existe mesmo:

Se você cria uma seção condicional, nenhum metadado dentro dela pode ser obrigatório, caso contrário o formulário de itens estaria sendo salvo com a possibilidade daquele campo estar vazio (se a seção estiver desabilitada)

Gente, mas isso é MUITO ruim. Eu tiro toda uma estrutura de informações importantes e principalmente mantenho a possibilidade de criação de itens duplicados.

Essa falta de solução ou tratamento de dados, mantendo obrigatoriedade ou pelo menos o valor único na seção que está ativa deixa essa opção de trabalho que acho elegante e interessante, incompleta ou mesmo inviabiliza a sua utilização dependendo do que se propõe.

Entendo a frustração mas de fato é uma contradição pro banco de dados: um metadado obrigatório deve sempre ser preenchido… se a seção é condicional haverão situações onde ele pode não ser preenchido. Não quer dizer que não possam haver brechas, mas se existem precisamos amadurecer a ideia.

Agora, quanto ao “valor único”, esta opção deveria sim funcionar, mesmo que dentro das seções condicionais. Pode testar ela sem o uso do obrigatório?

Sim, a condição de haverem situações em que ele pode ou não ser preenchido deveria ser, entendo, de opção de quem o organiza e monta e não porque é uma determinação da estrutura do software. Há formas de se contornar isso, fazendo essa checagem somente na parte ativa das seções do metadados. Penso que é algo que poderia ser revisto para as próximas versões.

Em relação ao campo de valor único dá a mesma mensagem de erro, que envio em anexo.

Mas nesta imagem você está mantendo o “obrigatório”, ao invés do “valor único”

Desculpa eu mandei um print errado! O Valor único estava dando o mesmo erro e agora foi. Pode ter sido alguma instabilidade minha aqui momentânea.

Havendo qualquer erro ou problema nesse sentido aviso. Desconsiderem a última mensagem