Ao utilizar “regras da seção condicional” para habilitar uma seção, eu não consigo criar campos obrigatórios ou de valor único nas seções subsequentes apresentando o erro em anexo. Como resolver?
Ao utilizar “regras da seção condicional” para habilitar uma seção, eu não consigo criar campos obrigatórios ou de valor único nas seções subsequentes apresentando o erro em anexo. Como resolver?
Olá @leandroguedes, tudo bem?
O erro deveria ser exibido de forma mais clara, com certeza, mas isto é uma limitação que existe mesmo:
Se você cria uma seção condicional, nenhum metadado dentro dela pode ser obrigatório, caso contrário o formulário de itens estaria sendo salvo com a possibilidade daquele campo estar vazio (se a seção estiver desabilitada)
Gente, mas isso é MUITO ruim. Eu tiro toda uma estrutura de informações importantes e principalmente mantenho a possibilidade de criação de itens duplicados.
Essa falta de solução ou tratamento de dados, mantendo obrigatoriedade ou pelo menos o valor único na seção que está ativa deixa essa opção de trabalho que acho elegante e interessante, incompleta ou mesmo inviabiliza a sua utilização dependendo do que se propõe.
Entendo a frustração mas de fato é uma contradição pro banco de dados: um metadado obrigatório deve sempre ser preenchido… se a seção é condicional haverão situações onde ele pode não ser preenchido. Não quer dizer que não possam haver brechas, mas se existem precisamos amadurecer a ideia.
Agora, quanto ao “valor único”, esta opção deveria sim funcionar, mesmo que dentro das seções condicionais. Pode testar ela sem o uso do obrigatório?
Sim, a condição de haverem situações em que ele pode ou não ser preenchido deveria ser, entendo, de opção de quem o organiza e monta e não porque é uma determinação da estrutura do software. Há formas de se contornar isso, fazendo essa checagem somente na parte ativa das seções do metadados. Penso que é algo que poderia ser revisto para as próximas versões.
Em relação ao campo de valor único dá a mesma mensagem de erro, que envio em anexo.
Mas nesta imagem você está mantendo o “obrigatório”, ao invés do “valor único”
Desculpa eu mandei um print errado! O Valor único estava dando o mesmo erro e agora foi. Pode ter sido alguma instabilidade minha aqui momentânea.
Havendo qualquer erro ou problema nesse sentido aviso. Desconsiderem a última mensagem