Boa tarde! Como fazer para que os itens de uma coleção fique default como descendente (dos últimos itens inseridos para os primeiros) na página dos usuários? Está aparecendo ascendente (dos primeiros para os últimos). Muito obrigada!
Olá @Celma, tudo bem?
Na teoria seria nas Configurações da Coleção, lá tem um campo com a ordenação padrão. Mas vale mencionar que isto pode ser sobrescrito por configurações em outro lugares (no tema por exemplo). E também, se o seu usuário já tiver configurado em algum momento a ordenação e ele estiver logado ou acessar uma URL configurada, o campo provavelmente virá com o último valor salvo.
Você está se referindo à lista de itens da coleção que aparece na página pública da coleção, é? Pode nos mandar um link pra conferirmos?
Oi Mateus, boa tarde! Sim eu me refiro à página que aparece na página pública da coleção. O link é https://memoriadigital.mpmg.mp.br/?view_mode=table&perpage=12&paged=1&order=ASC&orderby=date&fetch_only=thumbnail&fetch_only_meta=4834
Realmente quando estou logada aparece os últimos itens que inseri.
Você poderia me dizer também se tem como deixar na pesquisa avançada somente alguns metadados para pesquisa. É que aparece todos que configurei. Como é uma Biblioteca Digital, eu gostaria de deixar apenas: autor, título e assunto.
Muito obrigada pela ajuda! Você é sempre muito atencioso e gentil.
Sobre as configurações da sua coleção, olhando para a requisição da API consigo ver que a ordenação padrão ainda está configurada como “DESC”, ou seja, ali está configurado certo. Tanto que quando acessamos a lista de itens da coleção (sem predefinir nada na URL) caímos na lista ordenada descendentemente:
Porém esta lista que você está mostrando foi montada em uma página usando o bloco de Busca Facetada.
Este bloco tem em suas configurações uma opção para forçar a ordenação. Pode checar lá?
Infelizmente ainda não. Temos issue aberta pra isso, certamente vamos atacar um dia:
Muito obrigada mais uma vez Mateus!!! Super valeu!!!
![]()
@Celma , tudo bem?
Só voltando aqui pra dizer que na versão 1.0 do Tainacan lançada hoje você pode desabilitar um metadado de aparecer na busca avançada. Vai encontrar esta opção nas próprias configurações do metadado. Espero que resolva ![]()
@mateus.m.luna Oi Mateus, boa tarde! Tudo bem? Que ótima notícia! Vamos instalar a nova versão. Aproveitando a oportunidade, eu criei um filtro de ano na minha base. A ordem aparece crescente, mas penso que para os usuários seria melhor visualizar na ordem decrescente. É possível?
Gostaria de agradecê-lo pela atenção e presteza de sempre! Está sendo muito bom trabalhar com o Tainacan e o melhor de tudo contar com uma equipe competente! Parabéns a todos vocês!!!
Olá @Celma, tudo bem?
A ordem a que você se refere aqui é dos possíveis valores de ano no filtro em si, é? E neste caso é um metadado de data mesmo ou você usou uma taxonomia?
Oi Mateus, boa tarde! Usei um metadado de data mesmo.
Então você está se referindo à este seletor de anos que fica dentro do seletor de datas, certo?
Não temos uma opção para alterar esta ordem. Temos uma issue aberta para que possa ser configurada o intervalo dos valores que aparecem ali, não é muito difícil:
Já pra mudar a ordem não sei… acho que a biblioteca de componentes que usamos pra construir este filtro não tem esta opção:
Oi Mateus! Eu criei um metadado ano como texto simples mesmo. E aí criei um filtro… Ele aparece assim: talvez não devesse ter criado como texto simples né?
Acho que cada um tem suas vantagens e desvantagens. Metadados do tipo Texto simples eu considero bem ruim porque o usuário pode digitar o que quiser. Metadados tipo Taxonomia ou Caixa de Seleção te dariam a segurança de que o valor digitado é válido. Data só funciona quando vc tem dia e mês também.
Pra anos eu geralmente uso tipo Numérico. Isso porque eu posso restringir pra que o passo (incremento) seja 1 e definir valores mínimos e máximos. O mais legal é que na hora de se criar filtros você vai ter filtros como “Intervalo de números” (ver valores entre um e outro valor) e “Lista de seleção de intervalos” (podendo criar um filtro de década, por exemplo). A desvantagem nestes casos é que para o numérico não tem como existir um campo como aquele [s.d]. Mas eu não sei isso depende se é algo que é realmente relevante pra você. Futuramente pretendemos sim permitir filtrar por campos vazios (Allow advanced search to filter empty values. · Issue #720 · tainacan/tainacan · GitHub).
Agora independente de quais destes você escolher, ao se usar filtros que listam os valores a ordem vai ser sempre ascendente ou por inserção. Não temos opção para configurar como os valores dos filtros são apresentados. Isto se deve em grande parte à uma restrição da nossa API de facetas. Parece simples mas é um desafio… temos algumas issues abertas sobre, mas adianto que não é algo que vamos resolver num futuro muito próximo:
Oi Mateus, boa tarde! Muito obrigada mais uma vez pelas informações!!!![]()
Mateus, só uma outra informação: Teria como eu mudar esse metadado que criei como texto simples para um de taxonomia, por exemplo, sem perder os dados que já inclui?
Conversão de tipos de metadados é algo que não conseguimos fazer de uma forma simples ainda, até porque cada tipo tem um dado de natureza diferente. Mas o fluxo mais tranquilo pra vc seria:
- Cria a taxonomia. Deixa ela configurada para permitir criar termos novos;
- Cria o metadado de taxonomia, também deixando marcado pra permitir criar termos novos nele;
- Exporta sua coleção via CSV;
- No editor de planilhas, copia os dados da coluna do metadado de texto simples pra coluna do metadado de taxonomia;
- Salva a planilha. Se quiser pode deixar só as colunas special_item_id e a do seu metadado de taxonomia. O importante é ter estes dois;
- Roda uma importação do CSV, lembrando de manter a opção “itens repetidos → atualizar”. Com isso o importador olhará para o campo special_item_id e ao invés de criar novos itens vai atualizar os campos dos metadados presentes. Na etapa do mapeamento basta associar o metadado de taxonomia.
Isso vai criar os termos na taxonomia e vincular os novos valores de metadado. ajustes podem ser feitos depois com edição em massa.
Valeu Mateus! Muito obrigada! Por enquanto, vou deixar como está… Mas, vou guardar essas informações que você me passou, vai que mudamos de ideia não é?