Saudação,
A minha coleção tem um campo, data de atualização, ou seja a última modificação feita no Item.
Desde a criação do Item e toda vez que o item é atualizado por CSV, modifica-se o campo para o dia atual, isso permite que os itens sejam ordenados e mostrados por essa data, os mais atualizados em cima.
Na configuração da Coleção eu coloquei essa Data de atualização e descendente como default.
Na admin, nao aceita minha configuracao da Coleção, mas pelo menos eu posso selecionar o campo e o sentido da ordem. Na parte publica do site, onde não há, propositadamente, opção de Sorting (no momento, eu não quero que haja) eu esperaria que os itens fossem ordenados como configurado na Coleção.
Eu vi que na URL do browser está como “order=ASC&orderby=date”…
onde eu mudo isso? deveria ser “order=DESC”… imagino que a “date” da URL deve ser uma data interna do Tainacan, em vez disso eu quero o slug “Data de atualização”.
Como mostro os itens na minha preferencia?
Onde eu vejo o slug dos campos?
Agradeço a colaboração, leo
Isto afeta os templates de lista de itens. No caso da sua coleção é este aqui, que já está ordenado pelo metadado que você escolheu:
Porém me parece que você está usando uma página com o bloco de Busca facetada dentro dela. Infelizmente este bloco ainda não tem a opção de definir um metadado de ordenação customizada (isso porque não é simples carregar os metadados e montar as meta_queries ali). Não seria apenas orderby=slug_do_metadado, seria algo bem mais complexo como orderby=meta_value,metakey=12871,metatype=DATETIME , visto que é um campo customizado.
Mas eu recomendo fortemente usar o template padrão da lista de itens, afinal até na URL dos seus itens você vai navegar para aquela página. Você pode chegar neste mesmo layout fazendo alterações pelo menu “Personalizar” → “Lista de itens de Acervo PhotoAmazonica” → E lá habilitando ou desabilitando opções.
Bom-dia Mateus,
acontece que a página que eu uso para listar os itens, não responde à customização, eu mudo as opções mas isso não reflete no layout, que parece congelado ou como se não fosse aquele o layout.
Pode ser algum conflito com Blocksy?
Aquela página que você criou não vai responder mesmo (Acervo – PhotoAmazonica), ela responde às configurações do bloco. Mas a página padrão que lista os itens (Acervo PhotoAmazonica – PhotoAmazonica) deveria sim. Se ela não estiver respondendo pode nos mandar uma captura de tela do local no menu Personalizar de onde você está tentando fazer as alterações?
tudo está mais claro, eu estou usando uma página do WP e um widget para mostrar a Coleção.
Acontece que esse assunto não faz parte das minhas prioridades nesse momento. Agora estou mais focado no conteudo. A unica coisa que eu quero resolver é que minha pagina de itens possa listar DESC e Data de atualização.
Eu consegui essa possibilidade na própria pagina do WP ativando Sorting, antes estava procurando isso em Customize, inutilmente. A opção me permite DESC e, por default Creation date. Gostaria que ficasse por default Data de atualização.
No screenshot pode ver que agora eu tenho o Sorting, e mudando para Data de atualizacao, aparece uma mensagem que queria evitar, deve ser porque não é um campo do sistema.
Ficou bem melhor do que antes, obrigado.
Uma pergunta: assim como tem o Creation Date do sistema, tem tambem o Modification Date?
Penso isso porque tendo esse slug, eu poderia direcionar o Data de atualização do CSV para esse campo…
Certo mas, porquê você está usando a página quando já existe o template pronto da página que lista dos itens? Porque a depender da razão, é bem mais simples configurar o template pelo menu personalizar para chegar no seu resultado atual e de quebra o metadado que você escolheu vai estar configurado e funcionando para ordenação, como já está no momento. Você também ganha com a padronização da URL.
Sim, no Customizer em geral você vai encontrar questões de aparência. O comportamento do template padrão virá das configurações da coleção.
Bom esta é outra questão… nós exibimos esta mensagem porque é isso, se algum item seu não estiver com este campo preenchido ele não aparecerá no resultado da busca, o que pode ser um pouco confuso. É possível esconder ela via CSS e temos algumas conversas em aberto sobre formas melhores de apresentar este cara.
Tem! E acho que é o mais ideal no seu caso, evitaria também este problema acima… Porém hoje ela aparece só no lado administrativo. Eu vou investigar aqui porquê não trazemos ela do lado público, mas parece ter sido uma decisão intencional… mas se foi podemos abrir uma issue para permitir isso.
Certo Mateus,
fazer uma pagina e linkar nela foi a coisa mais facil,
Procurei esse link no menu, mas não há nada ali sobre a navegação das coleções. Tentei criar a pagina dos Itens nas configurações da coleção, mas, talvez pela pressa, ainda não entendi como funciona.
Nesse caso eu nem precisaria colocar no CSV, modificando o item, já modificaria a data?
Você pode colocar ele manualmente no menu mas se não me engano também tem como ver na tela de edição de menus, só é mais complicadinho… Se não me engano você precisa ativar as Coleções nas opções de tela para que elas sejam listadas como uma caixinha no editor de menus:
Sim! Neste caso não seria um metadado customizado. Como você bem notou, o campo já existe, inclusive quando você exporta via CSV vai achar ele lá. O problema é só disponibilizarmos isso na parte pública.
Já tentei por ai, mas esse link abre a mesma pagina atual. Tambem tentei criar uma nova pagina a partir dai, mas dá erro:
Oops! That page can’t be found.
It looks like nothing was found at this location. Maybe try to search for something else?
Quanto ao menu, na minha versão não há opção de colocar Tainacan ou Coleções… mas achei a opção Live Preview, onde tem como inserir a Coleção do Tainacan
coloquei, mas sempre abre a mesma pagina WP atual