Bom dia a todos, nossa página está com uma demora muito grande para carregar. O diagnóstico do PageSpeed Insights alerta que o arquivo js/tainacan-chunks-2.js está causando o atraso. Como posso corrigir isso?
Muito obrigado,
Bom dia a todos, nossa página está com uma demora muito grande para carregar. O diagnóstico do PageSpeed Insights alerta que o arquivo js/tainacan-chunks-2.js está causando o atraso. Como posso corrigir isso?
Muito obrigado,
Salve @marcos.sigismundo!
Então cara, o tamanho dos scripts é algo que estamos constantemente de olho. A partir da versão 0.18 introduzimos uma lógica de carregamento dinâmico que faz com que realmente só sejam carregados os arquivos .js necessários para se funcionar os componentes do Tainacan. Isso significa também que o código em si agora está dividido em múltiplas partes (chunks), de modo que o que antes eram uns 8 arquivos agora são cerca de 50 que só serão requisitados se necessário (pense em um módulo separado para a lista de itens, outro para cada bloco gutenberg, outro para a galeria de mídias…). Acredito que com a versão 0.19, isto estará ainda melhor já que atualizamos várias de nossas bibliotecas.
Mesmo contando com isso, alguns scripts terão sim um custo que não conseguimos ainda otimizar mais. Isto não é um erro que possa ser corrigido, mas uma questão que levamos em conta sempre que vamos criar um recurso novo para o plugin. Há técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do lado do servidor, como uso mais agressivo de cache (vale olhar plugins para isso, se você ainda não fizer uso de algum), ou de CDN para distribuir os assets de maneira mais otimizada (por exemplo, o Cloudflare), mas isto costuma ter um custo.
Muito obrigado pela resposta Mateus. Sempre tentei usar recursos para fazer o javascript carregar de outra maneira, por entender as questões que você relatou. O que me motivou escrever esse tópico foi que ao analisar o repositório do colega (Biblioteca do Futuro), não vi um javascript tão grande sendo carregado no sistema deles. Pensei então que seria algo errado com o nosso repositório, alguma configuração errada feita por mim que está fazendo esse javascript ficar com 1 mega para ser carregado o tempo todo.
Vale compararmos o que está em cada página. Se houverem alguns blocos Tainacan à mais na sua, já vai indicar que tem asset sendo carregado que na página da Biblioteca do Futuro não tem, saca?
Perfeito Mateus, muito obrigado!