Bom dia.
Alguem poderia auxiliar ou ajudar a implantação do Taincan para catalogação e arquivamento de acervos utilizando Inteligência Artificial?
Caso tenham alguma informação avisem-me
Bom dia.
Alguem poderia auxiliar ou ajudar a implantação do Taincan para catalogação e arquivamento de acervos utilizando Inteligência Artificial?
Caso tenham alguma informação avisem-me
Olá Geraldo, você teve alguma novidade relacionada a esse tópico.
Eu gostaria de saber de iniciativas de reconhecimento facial para identificação de pessoas em registros de imagem e vídeo.
Seria uma forma de agilizar a inserção de informação nos metadados descritivos, associando a imagem contida em fotografias e vídeos às pessoas pré-cadastradas no banco de dados de uma inteligência artificial de identificação por reconhecimento facial.
Olá @aolrezende, tudo bem? Vou apagar o seu outro tópico pra poder concentrar a resposta neste aqui, visto que acabamos deixando o @Geraldo_Souza sem resposta e acho que vale comentar sobre.
Não temos nada integrado oficialmente no momento que permita isso. Já ouvi falar de algumas pessoas interessadas em pesquisas neste sentido. O que na minha opinião é mais desafiador é lidar com as limitações das ferramentas atuais para uso disso em massa, de forma gratuita e lidando com as particularidades de qual a base de dados e os direitos de uso.
Pessoalmente já fiz alguns experimentos com este plugin aqui:
Você precisa configurar ele pra usar alguma das bases de IA geralmente disponíveis para desenvolvedores (como a Azure ou OpenAI). Daí ele consegue, por exemplo, gerar descrições automáticas para thumbnails.
Mesmo assim, a maneira mais viável no momento me parece ser tratando externamente em uma planilha e depois importando para o Tainacan. Se não me engano o @andre_benedito andou explorando umas ferramentas esses tempos atrás, talvez ele possa dizer se achou algo interessante.
@mateus.m.luna tenho usado o chatgpt. Usamos esses dias para produzir o títulos de uma acervo com 3200 imagens baseado no campo descrição. Também estou utilizando para transcrição de fichas que foram digitadas em máquina de escrever.
Para pessoas o melhor acessível é o Lightroom na versão online,
tem que ir identificando as pessoas, as próximas ocorrências êle acha…
Olá Sérgio.
Achei muito interessante o Lightroom.
Assisti um vídeo de demonstração bem interessante:
https://helpx.adobe.com/br/lightroom-classic/help/face-recognition.html
Pessoal, agradeço pelas respostas e dicas.