Tenho uma instalação que possui funções de usuário personalizadas, uma dessas classes de usuário, “Autor Tainacan”, é destinada a usuários que devem apenas visualizar as coleções, sem permissão para editá-las ou gerenciá-las.
Desde ontem, ao acessarem o painel do Wordpress e clicarem no botão que os leva à visualização principal, são redirecionados para a seguinte URL:
Na verdade este parâmetro não vem do Tainacan em si… dei uma pesquisada aqui e parece vir do plugin Tainacan Presets. Este plugin altera sim quais coleções vão aparecer ali, ele dá uma modificada nos critérios de exibição, precisaríamos ver se é o que você deseja mesmo neste caso. Se não me engano, com ele só serão mostradas as coleções que tiverem sido configuradas/mapeadas para serem as do INBCM, mas faz um tempo que vi o código dele…
Sem o plugin ativado eles verão as coleções. Só não poderão editá-las, que é, acredito eu, o comportamento que você esperava né?
Não, faz um tempinho que não mexemos nestas opções…
Realmente está relacionado a este plugin, como não podemos desativar o plugin em função da integração você teria alguma sugestão de configuração para que os usuários voltem a ver as coleções, mas não editá-las?
O plugin “Tainacan Pré-configurações” é que tem este comportamento. Quando ele está ativo e o usuário acessa o Tainacan pelo menu “Gestão de acervo”, ele filtra as coleções para só mostrar aquelas relacionadas à gestão do acervo. O que me parece é que nenhuma das suas coleções foi criada pelo fluxo da Gestão do Acervo.
Quando este plugin está ativo, você pode criar coleções “especiais”, que já tem os metadados pré-definidos e alguns comportamentos como este que você notou. Vá em “Nova coleção” → “Coleções pré-definidas” para criar uma.
Entendi, Mateus. Ainda não tive muita experiência com instalações que utilizam o recurso de “Pré-configurações”. Sei que ainda não é uma funcionalidade amplamente divulgada, mas existe algum canal onde eu possa entender melhor como ela funciona?
Fiquei com uma dúvida mais técnica: a migração das coleções para a aba Gestão do Acervo é de fato recomendada ou obrigatória? No nosso caso, temos um fluxo institucional em que alguns usuários realizam atualizações pontuais em itens. Nesse cenário, é possível manter o uso do painel “antigo” para acesso e edição, sem comprometer o funcionamento?
Acho que a pergunta seria porquê usar o plugin tainacan-presets neste caso… se vocês não desejam o comportamento dele, não vejo razão para ficar com ele. Eu estive pouco envolvido na criação das funcionalidades dele mas me parecem ser para um cenário bem específico. Há coisas ali que acredito que talvez devamos trazer para o core do Tainacan (por exemplo, ontem mesmo abrimos uma issue para trazer o mapeador INBCM pra dentro). Mas ele faz outras coisas, como a criação deste conceito de coleções pré-configuradas e esta visão especial de gestão que só mostra algumas coleções… não há hoje quem mantenha ele de forma a implementar mudanças neste comportamento e me parece que ele está ali mais como prova de conceito para desenvolvedores que quiserem fazer algo parecido (tanto que não publicamos ele no repositório de plugins do WordPress, só em nosso GitHub).