Corrigir inconsistências nos termos da taxonomia pela interface

Bom dia Discourse! Bom dia amigos!

Preciso dar suporte ao MP com a correção dos termos das taxonomias que não entraram na esteira de tratamento dos dados do projeto, e aqui encontrei uma dificuldade ou impossibilidade simples de correção via interface.

Seguinte, existe a falta de padronização nos termos, temos um número X de termos que são sinônimos, como por exemplo:

erro2
erro1

Cada qual termo com seu número X de respectivos itens preenchidos:
correcao

O caminho para correção dessa desambiguação via interface, não é apagar os termos errados, já que apaga também o preenchimento do termo nos itens.
Contudo também não é só corrigir o termo da taxonomia para deixar ambos iguais, logo que o Tainacan não permite a existência de dois termos exatamente iguais


Nem a correção do preenchimento dos itens, inserindo o termo adequado em todos os casos necessários, a Taxonomia permanece com a existência dos sinônimos, mesmo que sem serem utilizados
corrigir os itens

Existe um caminho lógico para fazer essas correções via interface que não estou enxergando?

Sempre grata pela atenção e esclarecimentos!

Bom dia Suelane. Via interface, até onde sei, seria assim:

  • Seleção dos itens com o termo incorreto
  • Edição em massa dos itens substituindo o termo incorreto pelo correto
  • Na taxonomia, checar se não tem mais nenhum item com o termo incorreto
  • Deletar o termo incorreto

Por isso acho mais vantajoso, a depender da quantidade de itens, baixar a base, tratar no openrefine e fazer um update depois

3 curtidas

Boa tardê Andre!
Vejo um caminho claro e confortável no o que pontuou como esteira, mas como o céu é o começo pro usuário, imaginei dos termos da taxonomia poderem ser corrigidos direto pelo painel da taxonomia, substituir o termo incorreto pelo correto, o Tainacan percebendo que a edição gera dois termos com o mesmo nome propor uma clusterização, um agrupamento dos termos.
Assim como o openrefine faz no menu de agrupar sabes?

Att

sim, sim. Essa é um possibilidade que já foi levantada, acho até que está na lista de features desejadas… mas perto das outras necessidades. deve ter ficado sem prioridade alguma.