Desenvolvimento de campo de busca

Pessoal, podem me dar um norte de como eu poderia desenvolver campo de busca conforme esse UX-UI, estou em dúvida de desenvolvo como widget ou diretamente no código do tainacan.

Olá @leonn. Há dois caminhos aqui, um que pode dar substancialmente mais trabalho e outro que pode ser menos complexo, mas que não vai ter entregar exatamente o que você busca…

Nosso componente de busca facetada é bastante complexo e foi pensado para cenários onde vários filtros são usados e com um certo fluxo de comportamento e responsividade. É muito oneroso criar variações deste layout dele, por isso não investimos muito em opções de customização do seu comportamento e aparência.

Se você estiver OK com chegar em algo mais próximo porém não idêntico ao apresentado, você pode usar opções existentes e um pouco de CSS. As opções em si podem ser passadas:

1. Via menu personalizar se você estiver em um tema como o Blocksy com o plugin de integração;
  2. Via configuração do bloco gutenberg de busca facetada se você estiver ok com ter isso em apenas uma página;
  3. Via código PHP se estiver implementando um tema filho ou manipulando os templates da lista de itens via código.

Em qualquer um destes casos, você poderia obter um layout mais próximo usando a opção que exibe os filtros como um painel horizontal ao invés de lateral e utilizando filtros do tipo autocomplete ao invés das tradicionais listas de checkbox da Taxonomia. Usando também opções similares, pode ocultar elementos que não te interessam como a busca simples e os modos de visualização. Uma coisa que não vai conseguir, por exemplo, é condicionar o recarregamento dos filtros ao botão “buscar”. Os filtros são aplicados instantaneamente ao se clicar. Alguns ajustes de CSS podem te ajudar a chegar mais perto do que você espera. Aqui vai um exemplo de um site onde isso foi feito com um bocado de esforço: Centro-Oeste – Visite Museus.

Se você realmente precisar chegar neste layout, lembre-se de que todo o componente de busca facetada foi construído consumindo a API REST do Tainacan. Se você tem tempo e experiência em programação, pode construir estes filtros manualmente, seja server-side ou client-side, para então montar seu próprio template.

Nos diga qual a sua situação e qual caminho você está pretendendo tomar para que possamos te orientar melhor, ok?