¿É possível incluir uma pesquisa avançada na página principal da biblioteca?

Oi equipe! Boa noite. Como você está?

Precisamos incluir na página principal uma opção de busca avançada para os usuários da nossa biblioteca, cuja busca seja realizada em todos os acervos da biblioteca, como pode ser feito a partir do painel de administração do tainacan, ¿isso será possível?

A opção de busca que eu vejo até agora o que o Tainacan proporciona para os usuários finais, é a criação de filtros que buscam apenas conteúdo dentro de uma coleção específica onde o filtro é utilizado, mas não vejo a possibilidade de criar uma busca avançada de conteúdo em toda a biblioteca, que esteja disponível para os usuarios do site (além da opção de pesquisa wordpress, cuja opção pesquisa apenas conteúdo semelhante que está incluído nos metadados: Título e Descrição, mas não pesquisa no restante dos metadados, portanto os resultados da pesquisa não são os mais ideais)

Fico atenta das suas orientacoes!

Muito obrigada!

Saudações

Manuela Capo

Olá Manuela!

Usando os blocos de Busca Facetada ou Barra de Busca do Tainacan, você pode configurar uma busca que ocorra no Repositório inteiro, ao invés de em uma coleção apenas. Se você não tiver mais de uma coleção, pode configurar para ser apenas para a que possui. Se possui, haverá sim uma desvantagem: esta busca em repositório mostrará apenas os metadados “nível repositório” e “principais” (título e descrição). A solução é analisar quais metadados que você tem que são comuns à todas as coleções, para então poder definir eles como metadados do repositório, ao invés da coleção.

1 curtida

Olá Matheus!
Obrigada pela sua resposta rápida!

Na verdade, tenho uma série de coleções criadas, e configurei “metadados de repositório”, pois são os mesmos metadados para todas as coleções, conforme mostra a imagem em anexo.

Porém, ao utilizar o mecanismo de busca avançado em uma das coleções (visualizadas no site), como esta: Actas de Congreso o Reunión archivo - Biblioteca Virtual Temática del Poder Popular, embora todas são metadados do repositório, ele realiza a busca apenas dentro daquela coleção, não em todo o repositório, e a nossa necessidade é poder fornecer aos usuários um mecanismo de busca avançado que permita a busca de elementos em todo o repositório, sem a necessidade de que os usuários tenhan que acessar a cada uma das coleções para tentar encontrar o que procura.

O outro mecanismo de busca que estávamos testando foi o WordPress, que fica localizado no lado direito da barra de menu, mas, como mencionei na mensagem inicial, aparentemente esse mecanismo de busca está pesquisando apenas nos metadados “Título” e “ Descrição”, pois os resultados que retorna são os elementos que possuem palavras semelhantes naqueles metadados, mas não pesquisa nos demais metadatos, não sabemos por quê.

Fico atenta para saber se é possível ter um mecanismo de busca avançado e único para que os usuários possam pesquisar elementos em todo o repositório, ou se, no nosso caso, teríamos então que ter uma só coleção com todos os elementos para que a opção de busca seja mais efetiva.

Desde já muito obrigada por sempre nos apoiar!

Um abraço forte

Manuela Capó
Universidad Bolivariana de las Comunas
Caracas Venezuela

Oi Manoela,

Este link que você mandou é da lista de itens desta coleção em particular. Para ver todos os itens do repositório, você deve acessar este aqui: Biblioteca Virtual Temática del Poder Popular

1 curtida

Oi Mateus!
Muito obrigada!
Aproveito pra te perguntar:

¿Como posso alterar a ordem dos filtros?
Se eu excluir os filtros do repositório e tentar ordená-los, a ordem dos filtros que estabeleci manualmente em cada uma das coleções mudará?

Por outro lado, naquela página de todos os itens: Como posso remover os filtros das coleções e deixar apenas o filtro do repositório?

Muito obrigada!

Manuela

A resposta a minha pergunta es: SI
Já fiz o teste, e tuve que crear novamente a orden dos filtros en cada uma das coleções

Isso. Infelizmente não há como ordenar filtros nível repositório. Até porque geraria essa confusão né, se eles foram herdados como ficaria a ordem final deles em coleções que já foram ordenadas.

Esta é uma boa pergunta, de fator não temos como configurar isso. Seria mais uma das coisas que poderíamos ter como opção quando tivermos a página de configuração das listagens à nível repositório:

Infelizmente estamos com muitas outras prioridades por enquanto então não tenho bem uma previsão de quando isso vais er possível :confused:

1 curtida