Dialog de aviso - ordenação de itens

Olá pessoal. Me deparei aqui com um dialog de alerta que foi exibido ao selecionar como desejo que os itens exibidos sejam ordenados. O cliente reclamou desse aviso. Tem alguma forma de fazer com que ele (ou qualquer outro similar) não seja exibido?

Olá @tigurio, tudo bem?

De fato ainda não temos um lugar para se configurar uma opção como a de não mostrar este aviso. Ao se clicar neste checkbox de não mostrar novamente, o diálogo deixa de aparecer (mas é uma configuração salva apenas para usuários logados). Mesmo assim a faixa amarela deve continuar.

Temos uma issue aberta para criar uma página onde este tipo de coisa pode vir a ser configurado:

Por enquanto, infelizmente, eu vejo só dois caminhos:

  1. Escolher na ordenação um metadado que se tenha garantia de que possui valor em todos os itens (já que é isto que o aviso alerta, pois os resultados na lista são afetados por isto);
  2. Forçar o esconder do banner amarelo pelo menos, via CSS. Eu faria algo assim:
.theme-items-list .metadata-alert {
   display: none;
   visibility: hidden;
}
1 curtida

Beleza então. Vou justificar a situação e assim definir qual das práticas sugeridas vão ser efetuadas até que seja resolvido essa issue. Muito obrigado pelo retorno!

1 curtida

¿Sigue siendo imposible eliminar este aviso? Muchas veces la fecha de creación no es lo más útil, pero, si la dejamos, el usuario cree que por algún error no está accediendo a toda la información, además de que es incómodo.

Gracias

Ainda é impossível remover este aviso? Muitas vezes a data de criação não é a mais útil, mas se a deixarmos, o usuário acredita que por algum erro não está acessando todas as informações, e também fica desconfortável.

Obrigado

Oi @Sant_Joan_Biblioteca de fato ainda não… eu tenho planos para criar essa configuração pelo menos à nível de Coleção, mas a nível Repositório ainda não temos um espaço para isso :confused:

Entrando de entrona na discussão, me desculpem, é que essa mensagem também faz parte da minha lista de questões a resolver.

Se o metadado tem como atributos ser obrigatório e único ele deveria ser ‘elegível’ para uma ordenação segura, sem a mensagem, correto?

Sim! De minha parte, acho que:

  • Se ele é obrigatório, a mensagem nem deveria aparecer. O argumento contra este comportamento é que isso não é garantia de que os resultados estão certos porque o metadado pode ter sido definido como obrigatório depois que os itens já foram criados. Ou sejam, podem existir itens sem aquele valor, mesmo ele sendo obrigatório;
  • Se ele não é obrigatório, então deveria haver uma opção para se configurar isso. Como comentei antes, pretendo fazer isso à nível coleção, mas à nível repositório ainda não temos um local pra isso.
1 curtida

Gracias, Mateus, a nivel de colección sería estupendo. Nosotros tenemos una colección de artículos de prensa ordenados por año. Pero el primer año lo recibimos más tarde y lo subimos el último. Entonces si se ordena por fecha de creación, quedan desordenados.

Casi preferiría arriesgarme a que se pierdan algunos elementos por no tener un metadato obligatorio (en caso de haberlo hecho obligatorio después de crear la colección) que tener siempre el mensaje de advertencia.

brigado, Mateus, a nível de cobrança seria ótimo. Temos uma coleção de artigos de imprensa organizados por ano. Mas no primeiro ano recebemos mais tarde e carregamos no último. Portanto, se for ordenado por data de criação, eles não serão ordenados.

Eu quase preferiria arriscar perder alguns itens por não ter exigido metadados (se eu os tivesse tornado obrigatórios após a criação da coleção) do que sempre receber a mensagem de aviso.

Poisé, entendo essa frustração… vou puxar este papo aqui com o pessoal e ver se conseguimos implementar pelo menos esta primeira parte pra próxima versão.

@marinacdarosa e @Sant_Joan_Biblioteca, só pra vocês saberem aqui…

Conversamos mais com a equipe e ainda tem uma certa preocupação de que esta informação precisa estar bem clara para não levantar dúvidas sobre a ausência de alguns itens. Internamente o que precisamos é arranjar uma forma de identificar quando efetivamente os resultados vieram diferentes (total de itens, por conta da ordenação), o que no momento ainda não é possível.

Como uma primeira resolução, o que optamos por fazer é:

  • Não mostrar o modal quando a lista é carregada, apenas quando o usuário troca de metadados.
  • O “banner” amarelo continuará aparecendo por padrão, para que possa ser clicado no “Saiba mais” e invocado o modal;

Se ainda assim o banner incomodar vocês, ele pelo menos pode ser escondido via CSS. Posso passar o código aqui pra vocês enquanto não temos uma solução mais “oficial”.

Esta mudança já estará na próxima versão que devemos soltar em breve.

Obrigada pelo retorno, Mateus!

Desculpe a demora em ler a mensagem