Dúvidas de padrões atendidos

Olá, gostaria de obter essas informações do TAINACAN:

Qual é o esquema de metadados aceitos?

Qual é o esquema de Importação/exportação de dados?

Qual recurso de Preservação digital é disponibilizado pelo TAINACAN?

Aceita ou implementa Indicador persistente?

Desde já, muito obrigada.

Olá @_Kathleen_da_Silva_Bastos, tudo bem?

Baseando nas suas perguntas, tenho a impressão de que você pode estar investigando se o Tainacan implementa padrões de preservação digital comumente esperados na área de arquivologia. Adianto que este tipo de funcionalidade, encontrada em softwares como o Archivematica, não são o foco do Tainacan. O Tainacan está mais pro lado da difusão digital. Entretanto, há claro, práticas que podem ser adotadas neste sentido, mas dificilmente algo que cubra na totalidade o que é demandado pela área.

Mas vamos lá:

O esquema é aberto. Você configura a modelagem dos dados como mais fizer sentido para a instituição. Isto sempre fez parte da filosofia do Tainacan, em vistas de poder atender às necessidades de diferentes cenários de acervos digitais. Porém, você ainda pode começar a modelagem a partir de um padrão pré-definido. O Dublin-core é uma das opções que já está por padrão e via plugins é possível usar outro, como alguns museus já usam, por exemplo, o INBCM.

Os dados são exportáveis em formatos como JSON, CSV e HTML, mas o esquema de apresentação será aquele definido nos metadados. Há porém a possibilidade de exportar usando um mapeador, como o já mencionado Dublin-core. Desenvolvedores podem registrar mapeadores para outros padrões se desejarem.

Como mencionei, eu sei que este assunto é extenso e provavelmente não é coberto pro praticas tradicionais de backup, redundância e disponibilidade de URLs, mas adianto que estas pelo menos podem ser implementadas na instalação WordPress como um todo por profissionais que saibam do assunto ou com a ajuda de plugins. Ademais provavelmente não é algo que você encontrará no plugin.

Eu interpretaria que não… Vale dizer que todo item possui um ID único no banco e uma URL única de acesso e também pode ser definido um metadado que represente este identificador de forma que apenas um valor seja aceito. Mas imagino que não seja exatamente isso que vocês podem estar esperando, conhecendo o que o termo representa.

Qualquer dúvida estamos à disposição!

1 curtida

Olá, Mateus.
Obrigada pela celeridade nas respostas. É para um estudo ligado a difusão cultural mesmo.