Exibição de vocabulários controlados - Funcionalidade de Taxonomias

Olá pessoal!

Estamos desenvolvendo no âmbito do Ibram um repositório institucional com itens relacionados à todo o universo da museologia, composto de coleções de entidades, documentos e eventos. É um projeto que tem desafiado a capacidade de flexibilidade do Tainacan, e temos experienciado resultados muito bons!

Um dos objetivos do repositório é servir ao máximo como referência documental para a área no Brasil. E estamos implementando um vocabulário controlado, pela funcionalidade de taxonomia do Tainacan, que busca cobrir este universo de objetos da museologia que comporão o repositório.

Uma das reflexões que tivemos, foi a possibilidade do Tainacan fornecer uma saída (uma página no site WordPress) apresentando todos os termos das taxonomias, com links para as páginas de lista de itens (de cada termo), e as descrições dos termos, inclusive apresentando as hierarquias.
Assim como temos a página do item, a página de itens do termo, a página da coleção, por que não pensando em uma página da taxonomia, com a lista de termos e opção de exportação? (Acho que não existe algo hoje no Tainacan para suprir este anseio, certo?)

Dentre algumas dificuldades que levantamos por aqui, entendemos que pode ser muito trabalhoso pensar em exibir uma página da taxonomia em casos de milhares de termos, por exemplo. Imagino que exista um processo de paginação e atualização de termos que não tenho noção da complexidade de implementação.

Mas ainda assim, gostaria de suscitar uma reflexão sobre este tópico. Mesmo que algo com limitações em um primeiro momento, já seria muito interessante para testarmos a divulgação dos vocabulários controlados utilizados nos acervos, e inclusive fomentar o interesse de interoperabilidade semântica entre instituições.

Agradeço o apoio!

Salve @Luis_CAInf_CSGIM!

Essa é uma demanda que vem batendo na gente também… tanto que temos uma issue que dizia respeito a termos isso no tema:

Pra mim o desafio aqui são dois: entender como montar isso usando a estrutura de archives do WordPress (já que não parece ser algo comum, os archives de taxonomia deles listam os items que usam aquele termo, não a lista de termos em si). E por fim, pensarmos em uma boa maneira de representar a hierarquia. Porque além de termos a necessidade de fazer uma lista paginada, com busca, ordenação, etc… isso tudo tem que funcionar com níveis de hierarquia, como é o input hoje de taxonomia. Ainda não temos uma boa solução pra isso. Eu lembro do @LuisRosa ter ficado de investigar alguns plugins do WordPress pra nos inspirarmos.

Por hora, o que você pode usar é o bloco de lista de facetas. Ele não vai mostrar todos os termos, só aqueles que tiverem itens associados à eles, mas tem layouts diferentes, opção de carregar mais que um certo número de quebra ainda mostra a quantidade de itens usado.

Por outro lado, ouvindo sua demanda, acho que isso vai ser ainda melhor atendido quando avançarmos em outra demanda que o Ibram tem trazido, que é a de melhorarmos nossos mapeadores. Porque tendo um mapeador X, podemos pensar em maneiras de se criar coleções pré-configuradas com um conjunto de metadados específico, como hoje é possível com o Dublin Core. As melhorias aí estariam tanto disso já criar uma Taxonomia como de isso poder ser facilmente instalado, tipo um plugin mesmo.

Ah! e temos opção de exportar os termos de uma taxonomia sim! Vá no menu do Repositório → Exportadores → Vocabulário CSV.

1 curtida

Obrigado pela resposta @mateus.m.luna!

Acho que é por ai mesmo! Fizemos uma procura por vários plugins para exibição de vocabulários controlados, mas a maioria é relacionado à gestão de cateogiras do WP, sem algo referente à exibição dos termos como imaginamos.

Algo que atende bem como exemplo de divulgação de vocabulario controlado é o Tesauro da Unesco ou o EuroVoc
Mas entendo que são sites específicos para isso.

Estamos estudando a implementação de um sistema para gestão de vocabulários controlados, o TemaTres. Mas imagino que teremos problema na conexão com o Tainacan, ao menos se conseguirmos inserir links para cada termo, será bem interessante.

Sobre a exportação da taxonomia, me referi a capacidade do usuário externo fazer o download em csv e importar em seu Tainacan por exemplo, sem a intermediação do administrador do repositório, imagino que deve ser possível pela API, mas pela UI tem como habilitar?

É isso, quaisquer avanços que obtivermos aqui volto a atualizar o tópico.

Agradeço!

Se de fato tiver um destes que faz com as categorias o que você espera para as taxonomias, mostra pra gente porque pode ser possível integrar. Por trás dos panos são coisas que tem relação.

Ahh sim, pela interface pública isso não tem mesmo. Precisaríamos pensar em um Expositor.