Termos filhos de taxonomia na página do item

Bom dia pessoal, tudo bem?

Na coleção que estou fazendo temos alguns campos de taxonomia (no sentido biológico da coisa) então temos metadados como família, gênero, espécie.
Eles estão assim:

  • Familia (uma taxonomia)
  • Gênero (outra taxonomia)
  • Espécie (outra taxonomia)
    • Genero(termo pai)
      • Espécie(termo filho)

Espécie relaciona genero>especie pois desse jeito não temos problema com termos repetidos em espécie com gêneros diferentes.

Isso foi só pra ilustrar a situação.
Na página do item, o metadado Espécie o termo filho sempre está acompanhado do termo pai, como por exemplo: Adiantum > argutum. Tem alguma forma de exibir apenas o termo filho?

Outro caso do mesmo problema seria relacionar o orgão dos itens com a espécie.
Por exemplo, se estou num item da espécie Adiantum argutum e o órgão é a folha. Para abrir uma taxonomia de todos os itens dessa espécie com o mesmo órgão, teria que ter um termo neto de espécie que fosse o órgão, exemplo: Adiantum > argutum > folha.
Nesse caso na página do item gostaria que aparecesse apenas o termo neto, e não o caminho todo da taxonomia.

Tem alguma forma de escolher quais termos da taxonomia aparecem na página do item em cada metadado?

Muito obrigada :slight_smile:

Oi @idiancapozzoli!

De fato não temos uma opção pra isso… foi algo que podíamos ter pensado quando isso foi implementado, faz bastante tempo heheh Display full hierarchy for taxonomy metadata · Issue #283 · tainacan/tainacan · GitHub. Tema até um filtro pra mudar esse separador (o “>”). Mas não uma opção para não exibir o caminho todo. Estou criando uma issue pra isso, acho que não deve ser muito complicado de implementarmos:

Tomara que seja implementado antes do prazo final do meu projeto hehehe
Onde está o filtro pra mudar o separador “>”? Estou usando o tema blocksy e não consegui encontrar na página de personalizar.

Muito obrigada!

É um filtro no código @idiancapozzoli, só da pra aplicar ele criando um plugin php ou em algum tema. Se fizer questão de mudar ele posso dar um código de exemplo. Mas com relação ao seu projeto, qual o seu prazo?

Estamos realmente precisando de mãos extras aqui… a tarefa não é difícil mas temos muita coisa na fila e somos só dois desenvolvedores com meio período de dedicação :frowning:

1 curtida

Olá. Sou biólogo e trabalho com o Tainacan. este tipo de modelagem me interessa. Por que você não separou estas informações em taxonomias diferentes. Exemplo:
Família
Gênero
Binômio
Eu tenho a base do reflora em uma planilha, dá para usar nas taxonomias.

2 curtidas

Ahh entendi, de qualquer forma desse jeito com > está funcionando!

Meu prazo é até março de 2023, tem uns meses ainda.
Imagino mesmo que pra dois devs deve ser pesado, torcendo pra que vocês consigam ajuda!!

Olá, André!

Realmente não tinha pensado na solução do binômio, estava fazendo dessa forma que mencionei pois minha orientadora queria separar as espécies, mas assim acredito que fica bem mais fácil né? Vou conversar com ela sobre isso!

Muito obrigada pela dica :slight_smile:

2 curtidas

Se entendi bem me parece que ficaria melhor, tanto para resolver este problema quanto na recuperação dos itens via filtro. Dá para ver a instalação? Posso dar uma olhada e printar exemplos.

Oi @idiancapozzoli,

Só passando pra avisar que implementamos a feature. Você pode testar usando a versão em desenvolvimento:

No formulário de configuração do metadado tipo Taxonomia, haverá agora uma opção de “Hide term hierachy path”. Com isso marcado, só devem aparecer os termos filhos da ponta da hierarquia.

1 curtida

Boa tarde!
Opa que boa notícia, muito obrigada!!
Tentei acessar o drive, mas deu acesso negado, assim que conseguir acessar vou testar

Opa, foi mal @idiancapozzoli… aqui vai o link público: