Exposições no Tainacan

Olá, pessoal

Alguém já fez, pensou ou tem alguma ideia de como poderia ser feita uma exposição online com os itens do Tainacan? Por exemplo, quero reunir fotos de uma mesma coleção ou de coleções diferentes que tenham o eixo temático, reuni-las em um lugar, fazer um carrossel em que pudesse ler as metatags e ter em algum lugar um texto curatorial.

abs

Olá, Marcio

Temos os Blocos Gutenberg exatamente para permitir esse tipo de exploração dos acervos.
Aqui na Wiki você pode conferir quais blocos temos disponíveis e como cada um deles funciona:

Aqui você pode conferir mais sobre a utilização deles. Blocos do Gutenberg: como inserir itens do Tainacan em qualquer post.

O @mateus.m.luna também fez uma série de Webinários sobre a criação de narrativas e exploração dos recursos de exposição de itens do Tainacan em páginas WordPress:

  1. Criando narrativas para acervos culturais: Tainacan e WordPress como ferramentas de exposição - Parte 1
  2. Criando narrativas para acervos culturais: Tainacan e WordPress como ferramentas de exposição - Parte 2
  3. O uso do Tainacan e do WordPress como ferramentas de exposição e de educação - Parte 3

E por último, vou deixar alguns exemplos de páginas WordPress construídas utilizando os blocos:

  1. Acervo Digital do Museu Victor Meirelles
  2. Acervo Museu Histórico Nacional
3 curtidas

Olá, Caio! É isso mesmo que eu queria. Obrigado!

1 curtida

Oi @marinacdarosa, tudo bem?

Olha, eu tenho palpites do que pode estar rolando aí, mas é difícil resolver… só pra ajudar a gente aqui um pouco, poderia me passar duas informações?

  1. Acessando o seu painel administrativo do coleção, na lista de itens. Copia e cola pra gente aqui o endereço na barra do seu navegador.
  2. (Esta é um pouco mais complicadinha). Acessando a tela de edição do seu post/página, abra o console. Este é o mesmo lugar onde vemos erros, você pode ver como ativá-lo aqui: Tainacan Wiki. Com o console aberto, haverá um campo para você digitar, no final, onde você pode digitar o seguinte comando: tainacan_blocks.admin_url. Dê enter e nos mande a resposta (abaixo um screenshot de exemplo).

Nosso palpite é de que o endereço sendo carregado no modal (que é na verdade uma versão modificada do painel administrativo do Tainacan, dentro de um iframe) está sendo bloqueado pelo fato do endereço da edição (wordpress.com/page/acervovivo.com.br) ser diferente do do site (acervovivo.com)… teríamos que pesquisar como contornar esta política de acesso.

P.S.1: Em conversas anteriores, perguntei se você estava usando plugins porque seu painel admin parecia muito diferente do WordPress padrão. Agora finalmente entendi que você está em uma instalação do WordPress.com, e eles modificam uma série de coisas do WordPress, por isso minha estranheza inicial.

P.S.2: Nesta aqui tudo bem, mas acho que para questões futuras, vale abrir um novo tópico já que este aqui aparentemente estava resolvido segundo o criador do tópico :wink:

ops, desculpe, pode apagar daqui, assim fica limpo para consultas futuras

Carece não, agora já foi, vamos tentar resolver isso aí u.u