Prezados,
Temos usado o Tainacan para a descrição de documentos de arquivo. Para tanto, o tipo de metadado relacionamento é muito útil para a representação dos vínculos entre os documentos. Ocorre que eles podem se relacionar com registros da mesma “coleção” (arquivo) ou de outra qualquer. No Tainacan, no entanto, temos que escolher uma única “coleção relacionada”. Seria possível acrescentar a funcionalidade “todas coleções” ou um menu para a escolha delas?
Uma última coisa. Seria possível criar um “campo” para tipificar/qualificar essas relações? Suponhamos três coleções – “documentos”, “pessoas”, “locais” – cujos itens se relacionam. Uma pessoa pode ser a autora, tradutora ou, simplesmente, ser mencionada no documento. Este, por sua vez, pode ter sido produzido em São Paulo e, em seu conteúdo, mencionar o Rio de Janeiro. A pessoa que produziu o documento pode ter nascido em Belém e falecido em Cuiabá. Se houvesse a possibilidade de qualificar tais relações, o número de campos necessários para a descrição dos itens, provavelmente, diminuiria bastante, sem a necessidade de duplicação de taxonomias.
Enfim, são apenas sugestões, que não sabemos se são factíveis de ser implementadas.
Agradecemos a atenção.
Salve @rodrigo.fukuhara!
Sobre relacionamentos multi-coleções: é possível, porém bastante complexo. A implementação mais “simples” ao meu ver seria relacionamentos que aceitem nível repositório ao invés de selecionar mais de uma coleção. Assim teríamos como substituir de forma mais fácil os vários conceitos que os relacionamentos já implicam pelas versões nível-repositório ao invés de consultas que acumulem informações de coleções diferentes. Para dar uma exemplo, temos a opção de “Metadados do item relacionado exibidos” e também os “Itens relacionados a este”, cujos componentes visuais (carrosséis, galeria de mídias) precisariam ser adaptados para suportar consultas ao nível repositório ao invés de coleção. Eu estou criando um rascunho de issue sobre isso para ver se adicionamos ao nosso backlog, mas quero ver com mais gente se faz sentido mesmo antes de oficializar a issue.
Sobre a tipificação… o complicado é mais onde e como guardar esta informação. Porque eu duvido que seria algo apenas de apresentação, vocês vão querer em algum momento filtrar por isso.
A meu ver neste cenário, tem três modelagens possíveis:
- Realmente ter metadados separados (autor, tradutor), o que por mais que complexifique o formulário deixa tanto a filtragem quando a apresentação boas (valores não preenchidos simplesmente não aparecem no final).
- Se for meramente uma questão visual, um metadado composto multivalorado que tivesse como filhos um metadado de relacionamento e outro de caixa de seleção resolveria. Mas daí a poder filtrar, a coisa complica… experimenta pra ver se chega perto do que você precisa. Os filtros estarão lá, mas será por metadado filho.
- Adicionar estes qualificadores como metadados do item da coleção relacionada. Isso nem sempre funciona mas se combinado com a opção de “Metadados do item relacionado exibidos”, pode ao menos mostrar no contexto qual o papel que aquela pessoa ocupa na relação e ainda trazer outras informações sobre ela, incluindo Taxonomias (coisa que com os compostos não rola). Os filtros neste caso seguiriam restritos ao metadado de busca (em geral o título), mas nós temos discutido opções para se “expandir filtros”, algo que talvez saia na forma de um plugin que o pessoal do IPHAN está precisando.
Salve @mateus.m.luna
Entendo as implicações, parece ser algo bem complexo mesmo, com muitos desdobramentos. Do jeito que se encontra o Tainacan hoje, uma opção seria criar uma única coleção para abrigar os itens de todas e, a partir daí, usar um elemento de metadados para filtrar pela coleção desejada. Neste caso, o metadado de tipo relacionamento funcionaria perfeitamente para o que precisamos. Mas se houvesse a opção para relacionamentos a nível repositório seria perfeito.
Sobre a tipificação, já tínhamos experimentado as 2 últimas modelagens sugeridas sem muito sucesso, sobretudo no momento de usar os filtros. No caso das pessoas e suas responsabilidades, a solução mais funcional encontrada, por ora, foi por taxonomia mesmo. Criamos o termo pai com o nome da pessoa e os filhos, com as responsabilidades (autor, tradutor, organizador, coordenador etc.). Tem atendido de forma satisfatória.
Muito obrigado pela atenção. Um abraço.
1 curtida