Gráficos da página de Relatórios não carregam com plugin MonsterInsights ativo

Olá pessoal,

Gostaria de relatar um conflito de compatibilidade que encontrei entre o Tainacan e o plugin Google Analytics for WordPress by MonsterInsights, o comportamento foi inicialmente observado pelo @pedro.osorio e verificado por mim.

Ao tentar acessar a página de relatórios administrativos do Tainacan, os gráficos não são renderizados (a área fica em branco ou carregando infinitamente). O restante do painel funciona, mas a visualização de dados falha. Ao inspecionar o console do navegador, percebi que o erro ocorre exatamente quando a página tenta renderizar os componentes visuais. O log aponta um conflito no acesso a propriedades do DOM, especificamente relacionadas à biblioteca de gráficos.

Ao desativar o plugin MonsterInsights, os gráficos do Tainacan voltaram a funcionar perfeitamente imediatamente.

Aqui estão os erros JS capturados no momento da falha:

TypeError: can't access property "node", this.w.globals.dom.Paper is undefined
    at value (tainacan/assets/js/5668.f71573663b7d01d3842f.js:1)
    ...

E também:

Uncaught (in promise) TypeError: B.put is not a function
    at addTo (google-analytics-for-wordpress/lite/assets/vue/js/chunks/vendor-d4221a22.min.js:262)

Obrigado!

1 Like

Oi @Vinicius_Bard, tudo bem?

Obrigado por reportar isso, realmente em algo errado. O duro é que vai ser difícil descobrirmos sem uma build de desenvolvimento deles. Eu consigo ver que eles usam Vue.js como nós usamos e possivelmente a mesma biblioteca de gráficos. O que não consigo entender é por quê o Javascript deles é carregado mesmo em páginas que não tem relação com o plugin deles… o script deles não deveria estar aparecendo se nós não estamos visitando páginas deles. Acho que vai ser o caso de abrir uma issue no repositório deles para pedir para tratarem isso… mas de qualquer forma obrigado por ter identificado isso, vamos investigar!

1 Like

Pronto, abri um tópico no fórum deles, vamos ver no que dá:

1 Like

@Vinicius_Bard eles responderam :slight_smile:

Embora ainda não tenham uma solução para o problema, deram a dica de que você pode desabilitar os atalho que aparece na barra de admin do WordPress. Na teoria isso deixaria de carregar o script que conflita com o Tainacan:

To do this, please go to Insights » Settings » Advanced and then scroll down to the Reports section. From there, toggle the Hide Admin Bar Reports option. Here’s an example screenshot: https://a.supportally.com/i/nB4v5I

1 Like

@mateus.m.luna boas tardes!

Tchê, me tira uma dúvida em relação a essa sugestão da equipe do Insights: qual efeito tem essa alteração no uso do MonsterInsights? Precisa reabilitar toda vez que for usar as métricas do plugin?

Se puder me orientar sobre o que esperar desabilitando essa função, agradeço!

Na sequência testamos aqui pra verificar se ajuda.

Obrigado e abraços!

Olá @pedro.osorio, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum!

De forma alguma este ajuste deixaria de coletar as métricas do plugin. O que a alteração faz é deixar de te oferecer aquele link que aparece no topo da barra do admin em todas as páginas:

Mas você vai continuar podendo acessar estas métricas através do menu do próprio plugin.

1 Like

@mateus.m.luna @Vinicius_Bard conversei com a colega que acompanha as métricas do site com mais frequência, e acordamos de desativar o link do topo da página.

Agora sim, está funcionando a aba de relatórios, tanto do repositório quanto das coleções.

Muito obrigado pela ajuda!

Abraços!

1 Like

Aproveitando o ponto, @mateus.m.luna enquanto explorava a funcionalidade dos relatório, não encontrei um forma de retornar quais itens estão sendo computados nas estatísticas.

Por exemplo: tenho ali na primeira imagem 92% dos itens com data de aquisição preenchido, mas faltam esses 8%. Não há forma de retornar, a partir da página de relatórios, quais seriam os itens correspondentes a esses 8%?

Consigo retornar isso pelos filtros do repositório/coleção ou exportando a coleção e usando alguma ferramenta, como o LO Calc ou o OpenRefine, localizando células vazias, isso fazemos com certa frequência já. Mas a partir da página de relatórios, não encontrei forma de filtrar.

Há alguma forma de fazer que eu não tenha conseguido encontrar? Ou, se não, há ideia de se adicionar essa funcionalidade, de usar a página de relatório também para localizar os itens específicos que precisem de alteração/adições?

Pergunto pois, ainda que seja muito útil ter essa visão global do repositório/coleção nessa versão 1.0, será muito mais legal e ágil o Tainacan redirecionar direto para os itens que precisa de completude ou alguma atenção.

Não sei qual nível de complexidade para incorporar uma ferramenta como essa, mas fica a sugestão para as próximas versões, se já não estiver no horizonte.

Abraços!

Hoje esta funcionalidade não existe mesmo @pedro.osorio.

Todas estas consultas poderiam ser alcançadas com uso da busca avançada, se não estou enganado, seria interessante mesmo!

É um pouco complexo pra fazer estas consultas e teríamos que pensar um pouco na interação também porque nem todo dado é de fato filtrável (gráfico de barra/pizza dos tipos de metadado por exemplo). Da mesma forma os gráficos de taxonomia do nível repositório só seriam filtráveis se antes tivessem sido criados metadados nível repositório… enfim, podemos ir pensando mas tem uns desafios.