Import de fotos de itens já criados

Olá, minha coleção tem cerca de 5500 itens já armazenados, mas só metadados textuais, eu gostaria agora de adicionar 1 foto em miniatura e 1 foto em documentos, mas existe alguma maneira de eu colocar 11000 fotos de uma vez nesses dados que já estão armazenados igual é no botão importador?

Olá @Lucas_Marques_Bezerra!

Sim, você pode utilizar o Importador CSV para atualizar seus itens, enviando imagens para eles.

Primeiramente estas imagens precisam estar disponíveis em algum lugar online com um link público que o importador consiga acessar. Para isso às vezes as pessoas utilizam um FTP com alguma pasta pública do seu servidor.

Feito isso, você pode exportar sua coleção atual em CSV. O CSV exportado terá todos os metadados mas o que importa é ter a coluna `special_item_id`. É a partir dela que o importador saberá que deve atualizar ao invés de criar um novo item. Você irá então ver que também existe uma coluna `special_document` e `special_thumbnail`. Coloque o link para a foto desejada no campo `special_document` com o prefixo `file:`. A coluna `special_thumbnail` só precisa existir caso a miniatura do seu item vá ser diferente do documento em si. No caso dela o link deve ser direto, sem o prefixo. Caso ela seja deixada em branco, ao importar o documento ele automaticamente gerará a miniatura.

Aqui um exemplo de como ficaria o CSV para importação:

Feito isso é só rodar a importação!

Mais sobre: Tainacan Wiki

Olá, consegui fazer o import das imagens, mas antes de fazer isso eu organizei as fotos no wordpress em pastas com o plugin real media library

Então coloquei os links para o import e deu certo

Mas o link original era: https://www.ufpb.br/museus/wp-content/uploads/2026/05/01_frente_nac-scaled.jpg

Quando ele faz o import a imagem se torna: https://www.ufpb.br/museus/wp-content/uploads/tainacan-items/3258/3282/01_frente_nac-scaled-1.jpg

Ai em midia fica 2 fotos, a original e a do tainacan, é esse método mesmo?

Ai desorganiza toda as pastas que eu fiz no real media library

Que bom que deu certo @Lucas_Marques_Bezerra!

Sim, é isso mesmo. O Tainacan precisa ter seu próprio esquema para organizar as imagens porque é isso que garante a privacidade dos arquivos. Se o arquivo estiver dentro da estrutura que você viu (3258 é o ID da sua coleção e 3282 é o ID do seu item) ele vai conseguir garantir que arquivos de itens ou coleções privadas não sejam acessados via URL por quem não tem permissão de acesso. Falamos mais sobre isso no início deste artigo aqui:

Portanto agora que os itens foram importados você pode excluir eles da sua organização inicial.

Uma alternativa que eu não recomendo muito seria ao invés de importar estas imagens como arquivo você importar elas como URL. No importador, ao invés do prefixo `file:` você escreveria `url:`. Assim os arquivos continuam sendo aqueles lá da pasta original. Só que você teria que sair editando os documentos dos itens e alterando a configuração a seguir:

Para que a imagem seja mostrada de fato ao invés de ter um link apenas. Você também deixaria de ter ela sendo carregada em diferentes resoluções a depender do contexto, o que é ruim pra performance. E é isso, se o item for privado e a pessoa conhecer a estrutura de URLs ainda poderia chegar ao arquivo inferindo o nome do arquivo.